10 esportes para praticar na praia, para curtir ainda mais as férias

Quem disse que praia é sinônimo só de sombra e água fresca? Pelo contrário: a praia também é um ambiente adequado para realizar atividades físicas. Afinal, nada melhor do que estar cercado de um cenário deslumbrante para manter o corpo em forma e garantir momentos de descontração.

Além do mais, sabemos da importância dos exercícios físicos para a manutenção de uma vida mais saudável e equilibrada.

Então confira as informações a seguir e veja algumas opções de esportes para praticar na praia, o que vai tornar a sua viagem ainda mais memorável!

1. Vôlei de praia

Não há como pensar em esportes de praia e não se lembrar do vôlei, não é mesmo? Atividade que existe desde a década de 20, o vôlei de praia tem conquistado cada vez mais praticantes, sobretudo depois que se tornou um esporte olímpico.

Similar ao vôlei de quadra, a versão disputada na praia tem duas diferenças principais: a quantidade de jogadores — apenas dois em cada time — e a duração dos sets, que terminam quando uma das duplas marca 21 pontos — desde que abra dois pontos de diferença em relação ao time adversário.

Além disso, no vôlei de praia são disputados, inicialmente dois sets. Caso fique empatado em um a um, o terceiro e último set estará decidido quando uma das duplas completar 15 pontos, seguindo a mesma regra dos dois pontos de vantagem.

2. Frescobol

Outra alternativa de jogo, também bastante conhecida nas praias, é o frescobol. Para praticar o esporte é necessário apenas ter duas pessoas, raquetes, uma bola pequena e muita disposição.

O objetivo é não deixar a bola cair no chão, ou melhor, na areia. Para isso, é preciso que os jogadores estejam em sintonia, mantendo a cooperação acima da competição.

3. Skimboard

Conhecido também como “sonrisal”, o skimboard lembra o surf. Entretanto, a prancha é menor e a atividade é realizada na parte rasa do mar.

Pode-se dizer que essa opção é ideal para aqueles que querem experimentar o surf mas ainda não têm coragem de fazê-lo. O skimboard é a modalidade que vai proporcionar mais confiança ao praticante para, quem sabe, ele começar a surfar em seguida.

4. Slackline

Aqueles que acham que o slackline é um exercício somente para as áreas verdes estão equivocados. Afinal, para praticar essa atividade basta ter a corda adequada e o local para fixá-las.Vale destacar aqui que, se você cair, terá a areia macia para amortecer a queda.

Relativamente recente no Brasil, o slackline promove uma série de benefícios ao praticante, como desenvolvimento do equilíbrio e da concentração, diminuição do estresse e fortalecimento da musculatura.

5. Esqui aquático

Essa atividade dispensa muitas explicações, certo? Afinal, é um esporte praticado com frequência, e por isso não é difícil ver alguém cruzando lagos, lagoas e mares de águas mais tranquilas em cima de esquis.

Importante: o piloto da lancha deve ter atenção redobrada com a velocidade, principalmente se o praticante ainda não tem muita familiaridade com esse desporto.

6. Stand up paddle

Outro esporte que se tornou tendência no país foi o stand up paddle, conhecido como SUP. Nunca ouviu falar? Então saiba de antemão que, para praticar o exercício, é necessário ter uma prancha e um remo, que podem ser comprados ou alugados.

Aí, basta subir na prancha e remar, movendo-se sobre a água. Parece fácil, né? Mas, acredite: com as fortes correntezas, você perceberá que manter o equilíbrio é uma tarefa difícil.

O SUP, que é uma excelente forma de se exercitar e se refrescar, exige do praticante força nas pernas, no abdômen e também nos braços.

7. Mergulho

Conhecer os mistérios das profundezas do mar é uma ótima alternativa enquanto estiver na praia. Imagine só ver de pertinho as belezas da fauna e da flora aquáticas.

Esse, com certeza, será um momento mágico, que ficará eternamente em sua lembrança. Além do mais, essa atividade vai ajudar a perder várias calorias

Por isso, não pense duas vezes para praticar o mergulho. Caso esteja com certo receio de encarar essa modalidade, opte pelo snorkeling, que é realizado em águas rasas. Os equipamentos necessários são: máscara, um tubo curto para respirar (snorkel) e a roupa adequada.

Acredite: essas duas atividades vão tornar o seu passeio incrível, proporcionando um momento de puro relaxamento.

8. Canoagem

A canoagem também é um esporte que deve constar na sua lista de práticas a serem experimentadas durante o seu passeio na praia. Afinal, contemplar uma paisagem encantadora ao lado da pessoa amada é um ótimo programa, concorda?

Como o exercício requer muito esforço, principalmente dos braços, peito e costas, não se esqueça de fazer alongamento antes de começar. Essa simples providência evitará possíveis dores musculares.

9. Kitesurf

Essa atividade proporciona uma sensação indescritível de liberdade. Mas não pense que para começar é só chegar, alugar o equipamento e pronto. Antes de tudo, é necessário realizar um treinamento. Somente assim você saberá como se portar para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia.

Chamado também de kiteboarding ou flysurf, consiste praticamente em prender uma pipa à cintura do praticante por meio de um trapézio. A pessoa, então, terá à disposição uma barra para segurar e direcionar os movimentos. Nos pés, é colocada uma prancha. A partir daí, é curtir o momento, esperando que o vento faça a parte dele.

10. Bike boat

Andar de bicicleta no mar: essa é a proposta do bike boat. É isso mesmo. O equipamento, que é uma espécie de bicicleta aquática inflável, é extremamente seguro e fácil de manobrar.

Como você viu, existem inúmeras opções de atividades ​e esportes para praticar na praia, tornando os seus dias mais alegres e saudáveis. Para não ter erro, escolha aquele que é mais compatível com o seu perfil. E, claro, não se esqueça de chamar o seu amor para acompanhar. Vocês vão enxergar a praia com outros olhos.

Gostou das sugestões e quer mostrar essas ideias a amigos e conhecidos? É fácil: compartilhe este post nas suas redes sociais e interaja com outras pessoas interessadas no assunto!