3 esportes de verão divertidos para praticar na praia nesse ano

Com o calor aumentando, chegou a hora de planejar aquela viagem à praia. Se você adora sol e calor, mas se entedia por ficar deitada na areia por longos períodos, que tal colocar na sua lista de atividades alguns dos esportes de verão preferidos de quem adora se exercitar à beira-mar?

Gostou da ideia, mas não sabe bem qual esporte escolher? Separamos 3 modalidades que certamente vão deixar seus dias no litoral bem mais divertidos. Confira!

1. Kitesurf, para quem quer exercitar força e equilíbrio

Além de exercitar seu equilíbrio, o esporte é perfeito para quem quer trabalhar os músculos do abdômen e dos braços. Você se diverte e deixa o corpo em forma ao mesmo tempo! Para praticar, são necessárias uma prancha e uma pipa, que fica presa à sua cintura com um tipo de cinto, chamado de trapézio.

Os movimentos são controlados por uma barra que fica presa a este cinto, com a ajuda do vento que impulsiona a pipa. Para começar a controlar bem o equipamento, são necessárias cerca de seis aulas, que podem ser feitas em escolas à beira-mar que costumam também alugar o material para iniciantes.

Desde março deste ano, quando a prefeitura do Rio de Janeiro limitou a prática do esporte nas praias da cidade a um trecho da Barra da Tijuca, a melhor opção para quem quer experimentar o kitesurf é viajar para cidades como Búzios, onde as praias Rasa e Manguinhos atraem vários adeptos do esporte.

2. Frescobol, um clássico que nunca sai de moda

O esporte é um clássico do verão brasileiro que nunca sai de moda. Criado em 1945 na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, é ideal para quem busca uma atividade simples, divertida, e não se identifica muito com os esportes aquáticos.

A distância ideal entre os dois jogadores é de seis metros e o objetivo do jogo é não deixar a bolinha cair no chão. Para iniciar a diversão, bastam duas raquetes de madeira simples e uma bolinha de borracha, que podem ser compradas em qualquer casa de material esportivo.

Além disso, o esporte não necessita de um treinamento específico e pode ser praticado por pessoas de todas as idades. O frescobol é o esporte de verão perfeito se você quer gastar algumas calorias extras! O ideal é escolher uma faixa de areia plana e, se possível, com menor concentração de pessoas, para evitar acidentes.

3. Stand up paddle, um dos esportes de verão do momento

Esporte de verão queridinho das famosas, o stand up paddle se tornou febre nas praias brasileiras nos últimos anos. A prática consiste em ficar de pé sobre uma prancha e usar um remo para se locomover sobre a água.

O SUP, como também é conhecido, pode ser praticado por pessoas de várias idades, individualmente, em grupo e, em alguns casos, até mesmo com seu animal de estimação.

Nas praias do litoral fluminense não é difícil encontrar pranchas para alugar e instrutores que ensinam o esporte. Já na primeira aula é possível aprender a ficar de pé e a remar. Com mais algumas aulas, já é possível praticar em locais com ondas, ainda que você nunca tenha surfado antes.

Para quem quer combinar os primeiros passos no esporte com uma viagem divertida, as praias de Búzios são o destino ideal. Comece praticando nas praias de Manguinhos, Rasa e Ferradura, que são tranquilas e perfeitas para iniciantes. Ganhou um pouco mais de confiança? Então leve sua prancha para Geribá, ideal para quem quer remar em um local com mais ondas.

Gostou das nossas sugestões de esportes divertidos para praticar na praia? Então não se esqueça de compartilhar o post com seus amigos nas redes sociais!