4 dicas para viagem com crianças pequenas

Quando se trata de viagem com crianças pequenas, é importante tomar muito cuidado para que tudo ocorra como planejado e as férias em família sejam aproveitadas ao máximo, com bons momentos para se guardar na memória.

Seguindo algumas dicas simples, fica muito mais fácil planejar a viagem com os pequenos e desfrutar de um período de muita diversão e tranquilidade. Confira!

1. Escolha um roteiro com atividades infantis

Essa é a primeira dica e não é à toa. Em muitas viagens com crianças pequenas, é comum que o roteiro privilegie apenas passeios para os adultos e deixe de proporcionar a elas a diversão apropriada para a idade que possuem.

Não se esqueça de que as férias devem ser divertidas para todos, ou seja, devem contar com programas que sejam não apenas do seu interesse, mas também dos pequenos.

Para tanto, você deve escolher cuidadosamente o destino e verificar se ele conta com atrativos turísticos que também sejam interessantes para as crianças. Procure também compartilhar atividades com eles para estreitar os vínculos familiares e compartilhar boas experiências.

2. Esteja preparado para imprevistos

Imprevistos sempre podem acontecer, mesmo que você tenha planejado tudo nos mínimos detalhes. Especialmente em viagem com crianças pequenas, que podem eventualmente se machucar ao correr, pular e brincar.

Além disso, por estarem em fase de desenvolvimento e serem mais sensíveis a mudanças climáticas, é comum aquela gripe, dor de cabeça ou febre aparecer. Nestas horas, se não houver nenhuma farmácia por perto para comprar um medicamento ou fazer um curativo, as férias podem acabar comprometidas.

Portanto, esteja preparado para situações assim. Ao arrumar as malas, prepare um kit de primeiros socorros que será útil não apenas para os menores, mas para os adultos também.

Acrescente nele remédios para alergias, indisposições alimentares, produtos para curativos etc. Assim você garante que, se necessário, poderá amenizar sintomas de alguma doença ou machucado.

3. Leve roupas adequadas para viagem com crianças pequenas

Esse é um erro bem comum e que muitos cometem por pura falta de atenção. Para evitá-lo, é bem simples: separe suas roupas para a viagem de acordo com o clima local.

Por exemplo: se o seu destino tiver temperaturas mais amenas, como a serra, leve lenços, mantas, camisas de manga longa e casacos para agasalhar e proteger as crianças do frio.

Agora, se a sua viagem é para o litoral, onde o sol é constante, abuse de peças mais leves, que facilitem a transpiração durante as brincadeiras. Regatas, bermudas, shorts, camisetas e acessórios como sandálias, óculos de sol e boné estão liberados!

4. Não esqueça o protetor solar

Já que citamos o litoral, aqui vai mais uma dica importante: viajar para a praia costuma ser o destino de muita gente no verão. Afinal, não há nada melhor do que curtir o mar e o sol com a família, não é verdade?

Porém, o que você não pode esquecer é que os pequenos são muito mais suscetíveis a vermelhidões e queimaduras na pele devido à exposição aos raios solares. Por isso, é fundamental colocar em sua mala um protetor solar.

Independente do horário, o seu uso é obrigatório para garantir o máximo de proteção durante a diversão. Outra dica importante é sempre reaplicá-lo a cada duas horas ou quando a criança se molhar.

Seguindo nossas dicas, a viagem com crianças pequenas será muito mais proveitosa para todos e deixará ótimas recordações. Gostou? Então aproveite para verificar se você está levando tudo o que é preciso na mala delas!