5 atividades para dias com chuva na praia!

Ao programar uma viagem para o litoral, a expectativa é aproveitar dias de sol e calor, além de conseguir aquele bronzeado especial. Mas nem sempre os planos da natureza coincidem com os seus, e o que acontece é o inverso: chuva na praia.

Bom, arrumar as malas e voltar para casa imediatamente, nem pensar! O melhor é aproveitar os dias chuvosos para fazer outras atividades que em dias de sol não faria. E vamos falar a verdade: elas podem ser muito interessantes e divertidas!

Para que você não fique sem saber o que fazer quando a chuva chegar à praia, preparamos algumas sugestões de programas especiais. Confira:

1. Fazer um mergulho nos dias de chuva na praia

Durante a chuva, não dá para ficar na areia, ou mesmo aproveitar um tranquilo banho de mar — que pode ser bastante perigoso. Portanto, não cogite essa atividade, ok?

Porém, no fundo do mar, a história é outra. Quando chove, em alguns metros de maior profundidade as águas ficam mais tranquilas, com melhor visibilidade e boas condições para a prática de mergulho (tanto para quem já tem experiência como para quem nunca se arriscou nessa aventura).

É muito comum, nas cidades litorâneas, encontrarmos instrutores e agências profissionais que organizam esses passeios. Como já conhecem a região e estão acostumados, são habilitados a fornecer as informações necessárias em relação ao preparo e à segurança — e, sobretudo, conferem se as condições climáticas estão efetivamente favoráveis.

2. Visitar as atrações culturais

Quando o sol está brilhando forte, o principal interesse é aproveitar o calor e as águas da praia para se refrescar. Com isso, as atrações culturais ficam meio esquecidas, o que pode ser um grande erro. Faça chuva ou sol, essas atividades são alternativas interessantes para curtir o litoral.

Pesquise o que há na região. Em geral, os passeios estão relacionados às práticas marítimas e às diferentes formas de vida no mar, como museus, aquários ou projetos de criação e preservação de peixes e tartarugas.

Outra dica é verificar se há apresentações de teatro, grupos folclóricos ou artistas locais. Essas são oportunidades de conhecer trabalhos diferentes daqueles com os quais estamos acostumados.

Mais uma sugestão é aproveitar para curtir um bom filme. Quem tem o costume de frequentar as salas das grandes cidades pode se surpreender com o charme dos cinemas de um município litorâneo.

Visitar construções históricas também é uma boa pedida de atividade para os dias de chuva. No litoral brasileiro, há diversas igrejas históricas, por exemplo, com grande riqueza arquitetônica.

Em Búzios, há a Igreja de Sant’Ana, que data do ano de 1740 e está localizada na Praia dos Ossos. Vale a pena uma visita!

3. Conhecer o centrinho histórico

Durante a viagem, muitas vezes, a passagem pelo centro histórico é rápida, apenas para comprar ou comer algo e já voltar para a praia. Com a chuva, a visita pode ser feita sem pressa.

Essa é a chance de observar a arquitetura local e toda a sua beleza. Aproveite para ir com tranquilidade às lojas. Veja as opções de roupas, artesanatos e artigos de decoração. Quem sabe você não encontra algo apaixonante que nem imaginava, não é mesmo?

Como há mais tempo disponível, aproveite essa boa oportunidade de conhecer um pouco da história local. Procure conversar com comerciantes, principalmente aqueles mais antigos.

Eles podem contar bons “causos” do que já viveram por ali e sobre as pessoas que já visitaram a cidade. Ter essa experiência de conhecer um pouco mais a localidade é um meio de enxergá-la com outros olhos.

Se tiver curiosidade, busque saber a história dos nomes de ruas e espaços. Em Búzios, por exemplo, há a Orla Bardot, em homenagem à atriz francesa Brigitte Bardot, que esteve por lá na década de 60.

Essa história todos os moradores conhecem, mas será que algum deles estava presente durante a passagem da celebridade? Ouvir de quem presenciou o momento é mais interessante!

4. Aproveitar um delicioso restaurante

Quando se aproveita os dias de praia, é comum não se importar muito com bons almoços ou jantares. A ideia é passar o dia inteiro pela areia, comendo alguns petiscos, ou no máximo ir até algum local mais próximo fazer uma refeição rápida, já que o objetivo é não perder nenhum momento de sol e mar.

Porém, quando a chuva vem e tem a intenção permanecer por um bom período, uma dica do que fazer é aproveitar o tempo disponível para conhecer um bom restaurante.

Busque alternativas de acordo com o gosto da família ou arrisque-se em conhecer algumas das especialidades locais. E o melhor disso é que você vai poder sentar-se sem pressa e apreciar o sabor da comida com muita tranquilidade.

Além disso, esse é um bom momento para que todos possam conversar divertidamente e, assim, fortalecer os laços. Ou podem, até mesmo, já começar a planejar a próxima viagem.

5. Passear pelas regiões próximas

Saiba que não é porque está chovendo na praia que você escolheu que toda a região em volta também estará com o tempo ruim. Às vezes, cai muita água em determinado ponto e outro a alguns quilômetros de distância permanece seco.

Portanto, desbravar as regiões próximas pode ser um excelente programa. Primeiro, consulte os serviços de meteorologia: eles trazem informações atualizadas que ajudam a organizar o cronograma.

Outra dica é consultar as agências de turismo — várias delas costumam oferecer passeios para as localidades mais próximas. Assim, se estiver de carro, não precisa dirigir; se não, tem um bom meio para visitar áreas que nem tinha cogitado anteriormente.

Mas se chover quando chegar ao destino escolhido — não pense que a natureza tem algo contra você e fica mandando chuva para onde você está, mas é algo que realmente acontece. Portanto, não se culpe, ok? —, todas as dicas que apresentamos acima são boas indicações para aproveitá-lo.

Encare com bom humor e disposição, pois essa pode ser uma ótima chance de viver experiências diferentes que, depois, vão render muitas histórias para contar aos amigos e familiares.

E então, o que achou dessas atividades para aproveitar os dias de chuva na praia? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais dicas sobre praias, viagens e diversão!