5 dicas para organizar um casamento na praia

O casamento é um momento inesquecível na vida do casal. E se você prefere viver esse momento de maneira mais íntima, realizar seu casamento na praia será perfeito. Além do cenário paradisíaco e do clima intimista, a cerimônia no litoral é naturalmente requintada e de muito bom gosto.

Em um casamento na paria, os preparativos são muito importantes para a celebração sair como o desejado. Por isso escrevemos este artigo com 5 dicas de como realizar uma cerimônia pé na areia, mostrando os cuidados que você precisa tomar para que nada dê errado. Confira!

1. Escolha a praia 

O primeiro passo para começar a planejar seu casamento no litoral é encontrar a praia ideal. Como o Brasil é dono de uma faixa litorânea extensa e incrível, você achará praias magníficas em cidades de todo o país.

Nossa dica é que você inclua na sua lista de lugares a considerar para o casamento as praias de Búzios, que além de serem lindas paisagens para um ensaio fotográfico, têm um clima mais intimista e romântico, perfeito para realizar uma cerimônia inesquecível.

Para escolher o lugar ideal para seu casamento pé na areia, viajar para conhecer algumas praias pré-selecionadas é o mais recomendado. Assim você pode considerar o clima na cidade, os períodos de maré baixa e a época de menos chuva na hora de escolher a praia que será o cenário da sua celebração.

Quando fizer a escolha, não se esqueça de procurar a Prefeitura local para saber quais são as normas para a realizar um casamento nas praias da cidade.

2. Pense nos seus convidados

Após escolher o local do casamento, é hora de fazer a lista de convidados. É importante decidir primeiro quantas pessoas participarão da cerimônia e, a partir daí, começar a selecioná-las. O recomendado é que o convite chegue com meses de antecedência, para que as pessoas possam se programar, já que a celebração será no litoral.

Mesmo que a cerimônia seja mais íntima, é uma boa alternativa criar um blog e um manual impresso com dicas para orientar seus convidados. Dê opções de hospedagem e restaurantes, e informe sobre os pontos turísticos, o local da cerimônia e da festa. Essa atitude monstra o quanto os noivos se preocupam com o bem-estar de seus convidados.

3. Escolha o traje ideal

Para casamentos na praia são necessárias algumas adaptações nos trajes mais tradicionais. A noiva deve evitar maquiagem escura, vestido com brilho e salto agulha. Sugerimos penteados mais despojados e enfeitados com flores. O vestido pode ser feito de renda, seda e tecidos leves. Nos pés use sandálias rasteiras ou fique descalça.

O noivo pode optar por ternos e camisas de tons claros ou por uma bata. Se quiser usar tênis em vez de sapato, está liberado.

Nos casamentos na praia estão em alta roupas coloridas para damas de honra e pajens, mas usar branco ou cores claras também é uma boa opção.

Os noivos não podem esquecer de especificar no convite o traje que os convidados devem usar na ocasião.

4. Defina a decoração

O litoral já tem sua beleza natural. Então, por que não aproveitar esse cenário maravilhoso? Para decorar o ambiente você pode usar conchas, flores, folhagens, plantas, ramos, bambus e lenços.

O tradicional tapete que leva ao altar pode ser substituído por pétalas ou por esteiras de fibra natural. Se o casamento for ao pôr do sol ou durante a noite, você pode usar hastes ou varais de iluminação.

5. Escolha o cardápio e as lembrancinhas

Na festa de casamento o cardápio também pode fazer parte da decoração. Para beber, uma boa alternativa é colocar um barco cheio de água de coco e gelo, sucos naturais e drinks coloridos.

Para servir escolha, além dos pratos de frutos do mar e peixes, opções para quem é alérgico, vegetariano e vegano. Também é recomendado fazer um bolo temático e uma mesa de frutas.

Mime seus convidados com lembrancinhas como: chinelos, cangas, bolsa de praia, sal marinho e home spray. 

Gostou das nossas dicas e acha que elas podem ajudar uma amiga que também está preparando um casamento? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!