5 lugares no Rio de Janeiro que você precisa conhecer!

O estado do Rio de Janeiro transborda história, cultura e beleza natural. Dono de uma faixa de litoral deslumbrante, pessoas de todos os países são atraídas por alguns dos lugares no Rio de Janeiro conhecidos mundialmente.

Muito além da capital – que sozinha renderia vários artigos –, o Rio de Janeiro abriga cidades imperdíveis em seu território para quem procura charme, romantismo ou mesmo umas festas noturnas. Neste artigo, trouxemos 5 desses lugares que você precisa conhecer!

1. Paraty

Considerada a primeira cidade planejada do Brasil, a cidade de Paraty é também um dos primeiros povoados de nosso país. Mais de 80% de seu território é protegido por leis ambientais que garantem a preservação das belezas naturais da cidade.

Quem gosta de natureza pode encontrar, nas diversas áreas de conservação ambiental, cachoeiras cristalinas, trilhas que remontam os tempos coloniais e praias rodeadas pela Mata Atlântica.

Conhecida como a Veneza brasileira devido as águas da maré cheia que invadem as ruas de Paraty, o centro histórico da cidade, exemplo de preservação histórica, proporciona passeios românticos com seus calçamentos do século XVIII e eventos culturais tradicionais.

2. Angra dos Reis

Com uma ilha para cada dia do ano, se cansar de Angra dos Reis é tarefa impossível. No famoso litoral de Angra, os visitantes podem descobrir a diversidade na vida que existe sob a superfície de suas águas cristalinas, conhecer de barco as 365 ilhas das redondezas ou apenas curtir os bares flutuantes que ficam à disposição dos turistas.

Pertinho de Paraty, a arquitetura de Angra remete ao passado colonial, com igrejas e casarias do século XVIII. Quem gosta de passeios culturais não pode perder uma ida ao Morro de Santo Antônio para conhecer o Convento São Bernardino de Sena e a Capela de São Francisco da Penitência. Para completar o dia com um jantar sofisticado, a escolha fica entre permanecer no centro da cidade com os seus restaurantes ou conferir as opções gastronômicas na praia do Frade.

3. Cabo Frio

Cabo Frio é outra opção paradisíaca do litoral fluminense. A pouco mais de 150 quilômetros de distância da capital, a cidade conta com uma infraestrutura turística completa para aqueles que querem desfrutar uma temporada nas belas praias de Cabo Frio.

Marcado pelo Forte São Mateus na praia do Forte, no centro da cidade, encontram-se muitos atrativos promovidos pelas várias casas culturais da região, que guardam pedaços valiosos da história local, como a Casa Charitas ou o Centro de Artes Visuais.

Já o Boulevard Canal é onde a vida noturna acontece. Recheado de atrações que duram a madrugada toda, o calçadão atrai quem procura diversão garantida.

4. Búzios

Com população estimada em apenas 31 mil habitantes, a Armação dos Búzios fica localizada na Região dos Lagos e possui em seu território 23 belas praias espalhadas em uma península que avança em direção ao oceano Atlântico.

Búzios se tornou famosa internacionalmente após a visita da ex-atriz Brigitte Bardot, em 1964, que passou suas férias nas areias buzianas com o seu namorado na época. Administrativamente independente desde 1995, hoje a cidade é conhecida como um dos balneários mais charmosos do mundo.

O centrinho, marcado pela rua das Pedras e Orla Bardot, agrada desde aqueles que preferem um passeio gastronômico até quem busca badalação nos bares e casas noturnas da região.

5. Petrópolis

Para quem tem mais interesse no interior do estado do Rio de Janeiro, Petrópolis é um destaque no meio da Mata Atlântica, na região turística da Serra Verde Imperial. A cidade, fundada por Dom Pedro II, tem herança histórica gravada nas construções e monumentos que ocupam as suas ruas.

O turista que se hospedar nas pousadas aconchegantes da cidade, aproveitará o clima serrano com belas paisagens e poderá caminhar pelas ruas de Petrópolis, experimentando a culinária local. Além dos centros culturais e históricos presentes no seu centro antigo, as diversas atividades ecoturísticas na cercanias da cidade fazem de Petrópolis um lugar imperdível.

O Rio de Janeiro continua lindo – e não estamos falando só da capital! Esses foram alguns dos lugares no Rio de Janeiro que você precisa conhecer com seus próprios olhos. Gostou? Assine nossa newsletter para não perder nenhum artigo como este!