6 destinos para relaxar em diferentes épocas do ano

Enquanto alguns aproveitam os feriados e datas comemorativas para festejar, outros preferem a paz e a tranquilidade nesses dias. Se você faz parte do segundo grupo, saiba que existem excelentes destinos para relaxar no Brasil.

O país tem várias opções que atendem a diversas necessidades de seus visitantes em diferentes épocas do ano. Veja agora mesmo 6 cidades que separamos para você e aproveite para escolher o próximo destino de sua viagem.

1. Búzios

Não há restrições de período para aproveitar tudo o que Búzios tem a oferecer, porque faz calor o ano inteiro. E por ser um local completo, ele agrada a qualquer pessoa. Sem dúvida, é um dos melhores destinos para relaxar que você pode escolher.

Armação dos Búzios fica no estado do Rio de Janeiro, especificamente na famosa Região dos Lagos. Conta com atrações imperdíveis, como a Rua das Pedras, a Orla Bardot e as inúmeras praias conhecidas internacionalmente.

Se você quer aproveitar todo o charme da cidade com tranquilidade e sem pressa, experimente conhecê-la entre as estações de outono e inverno, quando não é alta temporada na região.

Mas seja qual for o período escolhido, a vila tem toda a infraestrutura para lhe receber. São diversos hotéis e pousadas confortáveis, uma grande variedade de restaurantes e as mais lindas praias da região.

2. Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina está localizada no estado da Bahia e é um dos mais belos destinos turísticos para quem procura o contato mais próximo com a natureza. Entre seus atrativos estão as piscinas naturais, cavernas, grutas, rios, cânions e enormes cachoeiras.

A maioria dos pontos turísticos da cidade se concentra nos 1.500 km² do Parque Nacional, que é a principal atração do local. Para os amantes de ecoturismo e esportes radicais, esse é o lugar perfeito para percorrer longas trilhas, praticar tirolesa, fazer rapel, mergulho e flutuação.

Além de toda beleza natural, a Chapada Diamantina tem um conjunto de tradições formado por diferentes grupos culturais que se manifestam em mitos, festividades e rituais, e representam a identidade de seu povo.

Se você está em busca de destinos para relaxar em meio à natureza, respirando ar puro para esquecer a agitada rotina da sua cidade, Chapada Diamantina é o lugar ideal para isso. Procure conhecê-la na primavera, que não é alta temporada na região e as atrações estão mais tranquilas para visitar.

3. Monte Verde

O distrito de Monte Verde é um dos melhores destinos de inverno no Brasil e está localizado em Minas Gerais. O centro da cidade é um charme só: as ruas cheias de bares, restaurantes e lojas de sabonetes artesanais, chocolates, queijos, entre outros itens.

Considerada a Suíça mineira, por suas construções em estilo europeu, a cidade é bastante procurada por casais em lua de mel. Não é para menos: quem não adoraria desfrutar de um gostoso clima de montanha na região e relaxar apreciando um delicioso fondue?

As suas belezas naturais também chamam bastante atenção: a fauna e a flora são riquíssimas, e a paisagem da Serra da Mantiqueira é de encher os olhos. Para completar, tem o aconchego de uma pequena cidade do interior.

E o que falar das atrações? Diversas trilhas, belos parques, orquidários, galerias, mirantes, passeios de quadriciclo e jipe. Além de tudo isso, você pode apreciar uma das mais saborosas culinárias do Brasil.

4. Porto Seguro

Porto Seguro é um dos destinos mais famosos no Brasil para passar o Réveillon, já que realiza um dos maiores eventos na cidade. Nessa data, em um palco de frente para o mar, diversas atrações animam o público.

Pelo fato de esbanjar belezas naturais, é um ótimo destino para você descansar e relaxar com os pés na areia de alguma praia paradisíaca do lugar. A maioria delas é quase deserta, o que proporciona muita tranquilidade para os seus visitantes.

Além disso, você pode aproveitar para passear pelo centro histórico e ter o privilégio de conhecer o marco zero do descobrimento do Brasil. Para quem não sabe, foi em Porto Seguro que o país foi descoberto por Pedro Álvares Cabral, no ano de 1500.

Ah, não deixe de apreciar as especialidades da culinária baiana nos diversos restaurantes da cidade. E, ainda, aproveite a oportunidade para conhecer as cidades vizinhas, como Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso, todas localizadas no estado da Bahia.

5. Fernando de Noronha

Conhecer Fernando de Noronha é o sonho de consumo de muitos brasileiros e estrangeiros. Isso porque a ilha situada no estado de Pernambuco tem um dos mais lindos cenários paradisíacos, e que podem ser aproveitados em qualquer época do ano.

O verão é a melhor estação para quem gosta de surfar, pois há constantes ventos na região que provocam ondas enormes. Tanto é que o arquipélago ficou conhecido como o Havaí brasileiro.

Entretanto, quem procura a região para fazer mergulho ou para aproveitar a tranquilidade do mar, deve ir na primavera. Mas, independentemente do período escolhido, sempre terá belas atrações para visitar.

Também vale destacar que, para preservar toda a beleza do lugar, todos os turistas precisam pagar uma taxa de preservação ambiental. A mesma é cobrada por dia de viagem, ainda no aeroporto.

6. Bonito

Essa cidadezinha do Mato Grosso do Sul é uma ótima pedida para quem pretende fugir do agito das festas, principalmente em período de carnaval. O lugar é excelente para descansar e conhecer uma das regiões mais belas do Brasil.

Para incentivar o turismo local e limitar o número de visitantes, todos os passeios precisam ser adquiridos com antecedência nas diversas agências de turismo da região, que são credenciadas em um sistema eletrônico interligado.

Algumas atrações de lá proporcionam um clima bem tranquilo, como os passeios pelas cachoeiras, trilhas e cavernas. Será impossível não se encantar com a beleza única da Gruta Azul.

Para aproveitar da melhor forma a sua viagem pela cidade, pratique as diversas atividades de ecoturismo (que é o forte da região) e respire ar puro nesse refúgio ecológico repleto de rios cristalinos e belas cachoeiras.

Com essa seleção de destinos para relaxar, você percebeu como o Brasil tem belezas naturais a perder de vista. Cada uma com suas características e particularidades que as tornam únicas para uma visita em um feriado ou em qualquer época do ano.

Gostou das sugestões de destinos para relaxar? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a escolherem um bom lugar para viajar e repor as energias!