6 razões que mostram que a praia é o melhor lugar para praticar yoga

A praia é um dos melhores lugares para praticar esportes ao ar livre. Afinal, a areia ajuda a potencializar o efeito dos exercícios, enquanto o cenário oferece uma energia que deixa qualquer atividade mais prazerosa. Já pensou, por exemplo, em como a yoga na praia pode ser muito melhor?

Neste post, vamos apresentar 6 razões que mostram por que a praia é o melhor lugar para praticar yoga. Acompanhe:

1. Você tem mais contato com a natureza

Praticar a yoga na praia pode te ajudar bastante a se concentrar melhor, isto é, a ter mais foco na hora de realizar os exercícios. Isso acontece porque o contato com a natureza é altamente benéfico para diminuir os níveis de estresse e de ansiedade.

Dessa forma, é mais fácil canalizar toda a energia mental e emocional para aquele instante, quase como uma espécie de meditação.

Essa concentração mais elevada vai fazer não só que o momento da prática seja mais produtivo, mas também que os resultados sejam mais duradouros.

2. Os cenários são de tirar o fôlego

Muitas pessoas precisam de um incentivo extra para sair da preguiça e começar a praticar exercícios físicos, como a yoga. Então, que tal aproveitar dos belos cenários das praias para se animar?

Temos certeza de que, com um plano de fundo inspirador como esse, vai ser muito mais fácil adotar hábitos mais saudáveis.

3. O lugar emana muitas energias boas

Você já deve ter percebido que alguns lugares ao ar livre e em contato com a natureza — como os rios, as matas e as praias — possuem uma energia mais revigorante. Mas você sabia que existe uma explicação científica para essa sensação?

O fato é que a atmosfera dessas regiões é carregada de algumas partículas (íons negativos) que fazem com que o nosso corpo consiga absorver e aproveitar o oxigênio mais rapidamente.

O resultado dessa respiração mais eficiente é que as pessoas se sentem mais alertas e energizadas, além de diminuir a ansiedade e alguns sentimentos depressivos. Somados aos efeitos da yoga, esse combo de energia e de bem-estar vem a calhar!

3. Possibilita a convivência com outras pessoas…

A convivência com outras pessoas que também estão praticando o mesmo exercício que você pode ser um incentivador bem eficiente. Além de um ajudar o outro a se exercitar melhor, esse contato propicia um caráter social que pode fazer com que a experiência seja ainda mais agradável.

4. … ou o isolamento nas praias desertas

Se não tiver ninguém na praia escolhida, não tem nenhum problema. Pelo contrário: aproveite o silêncio e o cenário deserto para meditar e explorar as suas inseguranças e os seus pontos — um dos objetivos da yoga.

5. Dá para praticar durante as férias

A yoga é um dos exercícios mais relaxantes que existem. Então, por que não praticá-la durante as férias?

Principalmente no verão, quando normalmente escolhemos destinos no litoral, as praias podem ser um excelente cenário para praticar yoga e descansar ainda mais durante os dias de folga.

Em Búzios, por exemplo, é possível, até mesmo, encontrar grupos e aulas voltados, exclusivamente, para o período de férias. Fazer yoga em um bucólico paraíso natural que conta com 23 praias será inspirador, não é mesmo?

6. Potencializa os benefícios do exercício

Como você já viu, praticar yoga na praia ajuda a intensificar os bons resultados da atividade. Mas você sabe quais são eles? Se não, continue lendo este post e conheça alguns:

Melhora o equilíbrio e a postura

A maioria dos exercícios de yoga foca no equilíbrio corporal e exige uma boa postura do praticante. Esse cuidado ajuda no alívio de dores musculares, além de fazer com que a pessoa leve a postura adequada para o seu dia a dia.

É benéfico para a respiração

A respiração é um dos pilares da yoga. A pranayama, como é chamada, visa levar mais oxigênio ao cérebro, controlar a energia vital e moderar as emoções e os pensamentos.

Ao aprender a fazê-la de forma adequada, o praticante alcança esses objetivos e se sente bem melhor durante — e depois! — da atividade.

Cuida da saúde física, mental e emocional

Vários estudos comprovam que a prática:

  • aprimora a flexibilidade;
  • controla a pressão arterial;
  • diminui os níveis de estresse;
  • eleva a resistência física;
  • e melhora a qualidade do sono.

Mas não é só da saúde física que a yoga se ocupa. A prática também é muito recomendada para quem quer levar um dia a dia mais calmo e focado, já que a atividade também tem o propósito de melhorar a concentração e o autocontrole.

Tonifica os músculos

Essa é para quem quer definir o corpo e não quer ir para a academia! Os exercícios da yoga são excelentes para tonificar os músculos. O melhor de tudo é que isso é feito de forma natural, respeitando o formato e as particularidades de cada corpo.

Mas atenção: o objetivo não é o de ganhar massa muscular, mas sim de tonificar os músculos de cada um.

Ajuda a emagrecer

Quem imagina que a yoga seja uma atividade fácil e tranquila, está muito enganado. Ela pode ser um exercício bem completo e com resultados bem eficientes para quem quer emagrecer.

Em 2014, uma pesquisa publicada no European Journal of Preventive Cardiology mostrou que a yoga ajuda a perder peso e a controlar a pressão arterial, assim como atividades aeróbicas mais tradicionais (por exemplo: a corrida e o ciclismo).

De acordo com os pesquisadores, um dos principais motivos para que isso aconteça é que a diminuição dos níveis de estresse. Além de ser um benefício por si só, ainda ajuda a aumentar o metabolismo — o que potencializa a queima calórica dos exercícios. Nada mal, não é mesmo?

Assim como a yoga na praia, muitas outras atividades são muito melhores de serem praticadas ao ar livre.

Entre praticidade, boas energias, cenários inspiradores e possibilidade de conviver com pessoas diferentes, os benefícios são mais do que suficientes para começar a se exercitar.

Agora é a sua vez! Conte para a gente qual é o seu esporte externo preferido? Deixe um comentário e compartilhe a sua opinião e as suas experiências com os nossos demais leitores!