Afinal, a água é fria nas praias de Búzios? Descubra aqui!

É verdade que existem muitos amantes do mar de água gelada, considerado um contraponto refrescante ao clima tropical que presenteia a maioria do Brasil com altas temperaturas, durante a maior parte do ano. Contudo, há várias pessoas que preferem se banhar em águas não tão frias assim e, por causa disso, acabam ficando receosas em relação ao litoral carioca.

O fato de que Búzios tem praias lindas, de águas cristalinas, todo mundo já conhece. Mas, afinal, essas belas águas são frias ou não? Embora nas praias desse município carioca, também chamado de “Saint-Tropez brasileira”, não seja possível encontrar águas tão quentes quanto em outras regiões do Brasil, o mar da Armação dos Búzios apresenta temperaturas superiores em relação a muitas cidades litorâneas do país, inclusive da mesma região.

Suas águas costumam ter temperaturas acima dos 20 graus Celsius, o que dificilmente pode ser considerado frio. É importante saber que alguns fatores fazem com que isso varie: a época do ano, o vento e a região da cidade. Acompanhe este texto para saber mais sobre essas variações e descobrir quais praias de Búzios oferecem as águas mais quentes. Boa leitura!

As variações da temperatura da água do mar

É de se esperar que, no outono e no inverno, o mar fique mais frio e que seja mais difícil encará-lo nessa época, já que o tempo também fica bem menos quente. Nesse período, outras atividades costumam ser mais populares do que um banho de mar, embora ele, muitas vezes, também seja possível. Mesmo nas estações mais frias do ano, a temperatura da água fica, geralmente, em torno dos 20 graus.

Já na primavera e no verão, a água costuma ficar em torno dos 24 graus, com a máxima temperatura podendo chegar a 27, o que já é bastante quente! Contudo, alguns fenômenos podem torná-la mais fria, levando-a para os 18 graus. Além das mudanças dos ventos, que influenciam nas temperaturas, um fenômeno bastante comum é o da “ressurgência”, que traz, à superfície, águas profundas e, portanto, geladas.

A ressurgência é muito importante para carregar nutrientes das profundezas e contribuir para o aumento de peixes e a diversidade da fauna marinha. No entanto, como nem todo mundo gosta de água fria tanto quanto esses animais, vamos mostrar como fugir dessas águas geladas quando elas tomarem conta de algumas das praias de Búzios!

As praias de Búzios com as águas mais quentes

Sim, a temperatura da água do mar pode variar  e muito!  dependendo da praia de Búzios que você escolher. A região esquerda da península, onde ficam algumas praias, como a famosa Geribá e a Ferradurinha, recebe uma corrente marítima provinda do sul e, portanto, apresenta águas mais frias. Já o lado direito costuma receber águas mais quentes, provindas do norte. Além disso, essa região não sofre o efeito da ressurgência como as praias do litoral esquerdo.

Gostou do lado direito da península, não foi? Então confira algumas das praias que têm o privilégio de receber as águas mais quentes da região.

Praia da Azeda

A Praia da Azeda é considerada uma das mais bonitas do país. Com seu lindo mar verde e cristalino, águas calmas e quentes, é ideal para banho e para mergulho. A vegetação e as rochas em torno completam a linda vista, que pode ser mais bem apreciada durante a trilha que leva a essa praia, a partir da Praia dos Ossos.

É claro que um paraíso natural como esse atrai muitos visitantes, portanto, é recomendado chegar cedo ao local, para conseguir um espaço na pequena faixa de areia da Azeda.

Como ela é uma área de proteção ambiental, os quiosques, bares e restaurantes não são permitidos, mas não se preocupe, pois há alguns barcos e barracas improvisadas que servem bebidas e petiscos. Também é possível alugar cadeiras e guarda-sol. Contudo, se quiser um almoço mais elaborado, você vai precisar retornar à Praia dos Ossos.

Praia da Azedinha

A pequena Praia da Azedinha é facilmente alcançada a partir de uma caminhada curta desde a Praia da Azeda. As limitações de espaço e serviços apresentadas pela sua vizinha maior se aplicam também à Azedinha. No entanto, o rápido percurso até essa linda e pequenina praia vale muito a pena.

Esse paraíso em miniatura é muito popular entre famílias e crianças, mas sua beleza estonteante também a torna uma ótima escolha para casais em lua de mel. Ela é igualmente uma boa opção para a prática de Snorkeling e de Stand Up paddle e pode ser uma praia indicada até mesmo no inverno, devido às suas águas quentes. 

Para chegar às praias da Azeda e da Azedinha, é preciso ir primeiro até a Praia dos Ossos, a partir da qual é possível pegar um táxi barco ou seguir a pé por uma trilha de cerca de 300 metros.

Praia dos Ossos

Embora ofereça um mar de água morna, a praia dos Ossos, cujo nome deriva da caça de baleias, que teve lugar na região até o século 19, não é tão adequada para banho como as outras praias desta lista. No entanto, vale muito a pena visitá-la para apreciar a bela vista e a história do local. É possível ver ali muitos barcos de pescadores, casas antigas e, entre a Praia dos Ossos e a da Armação, a Igreja de Sant’Anna, construída em 1740.

A Praia dos Ossos oferece ainda algumas ótimas opções de restaurantes. Já que a gastronomia é um dos pontos altos de Búzios, vale a pena aproveitar para comer bem nessa cidade. Mas, claro, não perca a oportunidade de molhar os pés nesse mar quentinho!

Praia de João Fernandes e Praia de João Fernandinho

Excelentes opções de restaurantes também estão disponíveis na região da Praia de João Fernandes, uma das mais badaladas de Búzios e conhecida por atrair muitos estrangeiros, principalmente argentinos. Com águas quentes e calmas, mas mais profundas, ela é igualmente uma ótima opção para o mergulho, bem como para outras atividades aquáticas, como o passeio de caiaque.

Essa enseada apresenta uma extensão maior de areia e uma boa infraestrutura, contando com ótimos barzinhos, quiosques e barracas. É também uma das mais cobiçadas pelas noivas que sonham em celebrar seu casamento na praia. Além disso, a João Fernandes costuma agradar tanto a casais em viagem romântica quanto a jovens em busca de agito e famílias com crianças.

Porém, para quem busca mais tranquilidade, uma boa alternativa é subir uma escadaria que sai dessa enseada, em direção à praia vizinha, João Fernandinho. Essa versão diminuta e com um pouco menos de movimento também oferece águas mornas e calmas, além de um lindo visual. A João Fernandes é acessível de carro, de barco táxi ou por meio de uma caminhada a partir da Praia dos Ossos.

Agora que você já sabe quais praias de Búzios oferecem as águas mais quentes, basta escolher a que mais se ajusta às suas preferências — ou, melhor ainda, reservar um tempo para visitar cada uma delas! Independentemente da praia que escolher, seja ela de água fria, seja ela de água morna, essa cidade certamente oferece experiências inesquecíveis, dentro do mar e fora dele.

Gostou de saber mais sobre Búzios e quer ficar por dentro de tudo o que essa cidade oferece? Então assine agora a nossa newsletter e receba mais conteúdos exclusivos sobre esse destino incrível!