Armação dos Búzios: conheça a história e as maravilhas de Búzios

No litoral fluminense você encontra algumas das mais belas e badaladas praias do Brasil, muitas delas na cidade de Armação dos Búzios. Localizada na Região dos Lagos — também chamada de Região da Costa do Sol —, no Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Búzios é famosa pelo ar romântico e pelas lindas praias de águas cristalinas e areias brancas.

O cenário perfeito para uma história de amor, a cidade ficou conhecida mundialmente depois da visita de uma das maiores atrizes do mundo na época ao pequeno vilarejo. Destino preferido de visitantes de todo o mundo, principalmente franceses, uruguaios e argentinos, a cidade recebe estrangeiros com frequência.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre a história de como esse pequeno vilarejo se tornou famoso no mundo todo e foi reconhecido por sua beleza encantadora e atmosfera romântica. Confira também informações sobre a atmosfera do lugar e algumas das diversas atrações que a cidade pode oferecer.

História de Armação dos Búzios

Inicialmente conhecida como Ponta dos Búzios, a região era famosa pela presença massiva de conchas de moluscos em suas areias. Usadas como adornos e na fabricação de buzinas, foram essas conchas que deram nome ao município. Após a construção de um estabelecimento comercial voltado à exploração da caça de baleias, a Armação das Baleias de Búzios, houve a criação do nome que permanece até hoje, Armação dos Búzios.

O local era um ponto muito utilizado por piratas e como apoio em viagens transoceânicas partindo da Europa. Com o imenso território da colônia portuguesa exposto, muitos navios se aproveitavam para ancorar e fazer tráfico de pau-brasil, muito desejado em toda a Europa na época. A geografia da região ajudava a esconder essas embarcações das defesas portuguesas e espanholas.

A região passou a ser mais frequentada por volta de 1950, quando foi um dos locais favoritos para a construção de casas de veraneio das pessoas proeminentes da época. A geografia, a beleza e a proximidade relativa com a cidade do Rio de Janeiro fez com que o local paradisíaco caísse nas graças da alta sociedade.

Originalmente a vila pertencia ao município de Cabo Frio, mas no início dos anos 90 teve início um movimento separatista. Os moradores da região sentiam a necessidade de ter autonomia administrativa e passaram a buscar a emancipação. Levou alguns anos para que o movimento adquirisse força suficiente.

No ano de 1995 a vila se tornou oficialmente a cidade de Armação dos Búzios, separando-se de Cabo Frio. Assim começou a história recente da cidade. Embora a fama da região remonte ao período colonial, a cidade tem apenas pouco mais de 20 anos. Com a separação, a cidade traçou como objetivo se tornar referência no turismo da região.

Atmosfera da cidade

A visita de uma das maiores celebridades de todos os tempos foi determinante para a criação da fama mundial de Armação dos Búzios. Brigitte Bardot, uma atriz francesa extremamente conhecida e admirada na época, ícone de beleza e elegância, visitou o pequeno vilarejo no verão de 1964.

John Lennon tentou se encontrar com a atriz naquele período, mas teve seu desejo frustrado em razão da estadia da estrela em um vilarejo pouco distante da cidade do Rio de Janeiro. Essas visita estampou capas de jornais em todo o mundo e fez com que o vilarejo fosse visto como um local bastante exclusivo e inexplorado.

Esse charme ainda envolve a região. A história da presença de piratas e de grandes celebridades mundiais ainda permanece na atmosfera da cidade, que ainda conta com o charme de uma pequena vila de pescadores.

Essa mistura de elementos faz com que Armação dos Búzios seja um destino muito escolhido para a realização de casamentos. Nada mais romântico do que se casar nas praias que foram frequentadas por Brigitte Bardot e por piratas perigosos em períodos remotos, onde foram escondidos tesouros e onde uma das mulheres mais influentes e belas do mundo se banhou.

Atrações de Búzios

Armação dos Búzios conta com diversas atrações para os visitantes. Não faltam motivos para conhecer esse local paradisíaco do litoral fluminense. Desde os viciados em atividades esportivas e adrenalina até aqueles que buscam apenas um local romântico e tranquilo para uma viagem inesquecível, Búzios oferece várias opções.

As praias

Água cristalina e areia branca, locais exclusivos e de beleza exuberante: as praias de Armação dos Búzio já são uma grande atração para os visitantes. Para aqueles que querem apenas descansar e curtir o sol, dar um bom mergulho e se refrescar bebendo algo gelado ou até fazer um piquenique, o local é uma ótima pedida.

Os esportes

A clareza das águas da região favorece a prática do mergulho, que pode ser feito em vários pontos bastante conhecidos da região. As atividades aquáticas como o stand up paddle e o surf também são bastante praticadas, entre outros esportes.

Além disso, a região é excelente para a navegação e para velejar. A presença de várias ilhas e baías fazem o passeio ser incrível e ótimo para a prática de pesca.

A gastronomia

Na cidade é possível encontrar diversas opções de restaurantes com excelentes cardápios e atendimento exclusivo. Aproveitar a proximidade com o mar para saborear os produtos frescos é uma excelente opção. Os frutos do mar e os pescados são as estrelas dos cardápios da região, mas é possível encontrar desde ótimas massas até sorvetes deliciosos.

A noite

A calma e a tranquilidade estão presentes na atmosfera da cidade, mas isso não atrapalha em nada o clima de badalação. Ótimas casas noturnas, bares e restaurantes mantêm a noite agitada. Não faltam opções de programas para casais ou para aqueles que buscam conhecer pessoas ou apenas aproveitar a noite com amigos.

A história charmosa e encantadora de Armação dos Búzios, assim como a beleza exuberante que ainda perdura, fazem com que esse lugar continue sendo uma excelente escolha para viver experiências incríveis. Dos piratas às musas de cinema, esse local encanta a todos que o conhecem e é perfeito para celebrar a vida.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este texto nas redes sociais e aproveite para marcar aquela pessoa que você gostaria que lhe acompanhasse em uma viagem para esse lugar maravilhoso e encantador!