As 4 melhores praias de Búzios

Se você quer descansar, relaxar ou até mesmo partir para o agito, a Região dos Lagos do Rio de Janeiro é a escolha ideal! A área é cercada pelo mar e por uma natureza vibrante por quase todos os lados, o que proporciona memórias inesquecíveis para os turistas. Diante de tantas opções, certamente as mais incríveis são as praias de Búzios.

As enseadas da cidade estão entre as mais bonitas do país e atraem visitantes há décadas, ansiosos por conhecer os seus encantos. Não foi uma tarefa fácil decidir quais são as melhores diante de tantas alternativas, mas fizemos uma lista que, com certeza, vai agradar a você e a toda a sua família. Não deixe de conferir:

1. Praia de Geribá

Essa é a enseada mais badalada da cidade. A Praia de Geribá fica logo na entrada de Búzios e é muito frequentada pela galera mais jovem, que vai atrás de paquera e esportes radicais como surf, body board e muitos outros. Além de tudo, é por lá que fica o Fishbone, restaurante badalado que serve bons pratos e o melhor açaí da região.

Geribá possui uma larga e extensa faixa de areia branca e águas claras. Vale dar um destaque especial para as belas pedras em sua lateral. É possível caminhar sobre elas e desfrutar de uma vista incrível.

No canto esquerdo da praia, o mar é mais calmo, o que permite mergulhos acompanhados de crianças. Ainda nesse local, há uma trilha, que leva diretamente para a praia da Ferradurinha. Vale a pena conhecer!

2. Praia de João Fernandes e João Fernandinho

João Fernandes é outra das mais badaladas praias de Búzios e costuma ser a preferida dos turistas argentinos. Nela, além de encontrar restaurantes maravilhosos, você também pode desfrutar das águas cristalinas e profundas e curtir uma visão fantástica. Há uma pedra submersa a poucos metros da areia, perfeita para um bom mergulho de snorkel.

Se estiver à procura de um passeio diferente, também é possível alugar caiaques para a prática do esporte. Por ali também há um mirante, no qual você pode visualizar todas as cores e nuances do lugar. Uma boa dica é ir até a Praia de João Fernandinho, que fica acessível após uma escadaria com algumas dezenas de degraus.

3. Praia Azeda e Azedinha

A Azeda é uma praia de águas calmas e cristalinas e está entre as escolhas favoritas de quem chega a Búzios com a família. Foi eleita uma das enseadas mais bonitas do Brasil e, para chegar até ela, você precisa passar por uma rua de paralelepípedos e uma escadaria de madeira que sai diretamente da praia dos Ossos.

Uma opção interessante é aproveitar para ir até a pequena praia da Azedinha. Para isso, é preciso pegar um caminhozinho de pedra que sai do lado direito da Azeda. Ela é cercada por rochas gigantescas e se encontra em uma área de proteção ambiental. Por esse motivo é que foram retirados todos os quiosques e bares do local.

No entanto, você pode encontrar alguns barcos improvisados que vendem bebidas e alugam cadeiras ou guarda-sóis. Outra maneira linda (e também divertida) de se chegar até esse local é por meio de um aqua-táxi, que você pode pegar na praia dos Ossos. Vale a pena o passeio!

4. Praia da Tartaruga

A Tartaruga também é uma das queridinhas dos turistas e, definitivamente, está entre as melhores praias de Búzios. Ela possui mais ou menos 1 km de extensão e é dividida ao meio por uma rocha. Na parte esquerda, você encontra barraquinhas com mesas, cadeiras e, claro, guarda-sóis.

No centro do local, está o conhecido restaurante Tartaruga e, do outro lado, as faixas de areia com pedras submersas, que formam um belíssimo recife de corais, transformando o lugar em um dos mais bonitos da região para a prática do snorkelling (mergulho com snorkel). Trata-se de um dos melhores pontos para ver o pôr do sol na cidade.

Bônus

Praia do Forno

A Praia do Forno é um pouco menos conhecida pelos turistas de Búzios e conta com uma homônima na vizinha Arraial do Cabo. No entanto, existem diversos motivos para você incluir essa enseada no seu roteiro, pois, mesmo estando entre as opções mais selvagens da cidade, ela fica próxima do centro e da Pousada Bucaneiro.

Com uma faixa de areia curta e em tons avermelhados, há uma pequena gruta e a água tem uma transparência incrível, embora seja um pouco fria. Apesar de ser bastante preservada, seu acesso é bastante facilitado e é possível, até mesmo, fazer o trajeto caminhando a partir do centro.

Praia da Ferradurinha

A Praia da Ferradurinha fica no canto esquerdo da Praia de Geribá e, por isso, é muito visitada pelo mesmo tipo de público. A faixa de areia é consideravelmente menor do que a de sua badalada vizinha, mas isso não tira os seus encantos, pois o mar é bastante tranquilo e cristalino.

Suas águas são muito limpas e, por serem calmas, são perfeitas para andar de caiaque, fazer stand up paddle e dar um mergulho relaxante. Mas vá preparado, pois o mar costuma ser bem gelado. Fique ligado, pois não há lugar para estacionar o carro.

Praia Brava

Essa enseada pode ser uma verdadeira surpresa, principalmente se você é amante da natureza. Embora a praia não seja uma das mais escolhidas pelos turistas, trata-se do point favorito dos surfistas, já que o mar é aberto nesse ponto, o que proporciona ondas maiores que, além de serem ótimas para a prática do surf, são perfeitas para pegar jacaré.

O local é cercado por paredões rochosos e uma vegetação rasteira, que criam um lugar lindo e um cenário exuberante para os apreciadores da natureza. Enquanto, do lado direito, fica a maior parte da faixa de areia, à esquerda é onde a montanha e o oceano formam uma paisagem de tirar o fôlego.

Essas são, sem dúvidas, as opções mais indicadas de Búzios. Esses locais podem proporcionar momentos únicos para você, sua família e seus amigos. Portanto, não deixe de visitá-los.

E então? Gostou de ficar por dentro das melhores praias de Búzios? Compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e mostre esses belíssimos lugares para os amigos!