Quais os Benefícios de Ter um Tempo Para o Contato Com a Natureza?

Quais os Benefícios de Ter um Tempo Para o Contato Com a Natureza?

Só de imaginar uma floresta verde repleta de passarinhos cantando ou uma praia tropical selvagem iluminada pelo sol já relaxamos um pouquinho, não é verdade?

Quando adoecemos e ganhamos flores, também nos sentimos um pouco melhor. E quando queremos combater o estresse e o cansaço, geralmente fugimos para algum recanto natural.

Não apenas nossas experiências pessoais nos mostram que o contato com a natureza é ótimo para nosso equilíbrio mental, mas diversos estudos científicos também comprovam que se conectar com a natureza traz benefícios incríveis para o corpo e a mente do ser humano!

Continue a ler este artigo para conhecer as vantagens de ter um tempo para o contato com a natureza.

O contato com a natureza combate os males da vida urbana

Nem sequer precisamos de estudos científicos para saber que as cidades grandes são causadoras de uma série de malefícios para nossa saúde física e mental.

Sentimos na pele os prejuízos da poluição (do ar, sonora, visual, etc.), do trânsito, da correria e, frequentemente, do medo e da ansiedade que fazem parte da nossa vida urbana.

Por isso, escapar para a natureza é não apenas uma forma de nos livrar de todas essas poluições e também das doenças que tão facilmente se espalham pelas multidões da cidade, mas é uma maneira principalmente de escapar do ritmo que essa vida nos impõe.

Todos merecemos uma pausa e certamente não há lugar melhor do que a natureza para encontrarmos esses momentos de paz.

Nossos pulmões, ouvidos, olhos, pele, coração, mente e inclusive músculos vão apreciar muito essa fuga. Até mesmo órgãos que você nem sabia que estavam sendo prejudicados pela poluição urbana, como seus rins, podem se beneficiar.

Além disso, você provavelmente terá noites melhores de sono e um ótimo espaço para se afastar de outros acessórios da vida moderna que prejudicam sua saúde mental mais do que você imagina, como é o caso do celular e das redes sociais.

É benéfico para sua saúde de forma geral

Como já foi possível perceber no tópico anterior, ter mais contato com a natureza é muito positivo para o seu bem-estar e sua saúde. Há ainda muitos outros benefícios que a natureza oferece para seu corpo. Passar mais tempo ao ar livre e em especial em contato com a natureza traz inúmeras vantagens, como as seguintes:

  •  aumenta seus níveis de vitamina D, produzida pela exposição solar;
  •  faz com que você pratique mais atividades físicas;
  •  fortalece seu sistema imunológico.

 

Segundo uma publicação da Universidade de Harvard, esses três pontos aparentemente simples contribuem fortemente para seu bem-estar e saúde. A vitamina D, por exemplo, ajuda a prevenir e combater uma série de problemas médicos, como a osteoporose, o câncer, a depressão e ataques cardíacos.

Já os exercícios físicos, como todos sabem, são importantes para o bem-estar físico, contribuindo, por exemplo, para a melhora do ritmo cardíaco, da circulação e da oxigenação dos tecidos, além de ajudar no combate a condições como a obesidade e a diabetes.

Ao ar livre, principalmente em espaços verdes, costumamos nos exercitar bem mais do que em casa, onde ficamos principalmente sentados diante dos nossos vários aparelhos eletrônicos.

De acordo com um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o maior contato com a natureza contribui também para fortalecer o sistema imunológico, ajudando na prevenção de alergias, doenças inflamatórias crônicas e autoimunes.

Um outro estudo demonstrou ainda que caminhadas em florestas diminuem a pressão sanguínea e os níveis de cortisol, o “hormônio do estresse”. 

Promove o equilíbrio mental

Assim como as atividades físicas, o contato com a natureza não é benéfico somente para o corpo, mas também para a mente. Segundo a publicação de Harvard citada acima, a simples exposição à luz natural e às paisagens da natureza melhoram o humor, combatem o estresse e ajudam até mesmo em processos de recuperação de doenças e cirurgias.

De acordo com um estudo japonês, publicado na Environmental Health and Preventive Medicine, o contato com o ar florestal diminui os níveis de cortisol e a atividade do sistema nervoso simpático, responsável por deixar o organismo em alerta – e, portanto, estressado.

Ao mesmo tempo, aumenta a atividade dos nervos parassimpáticos, que levam o corpo a assumir uma condição de relaxamento.

Se quiser potencializar as vantagens do contato com a natureza para a sua saúde mental, siga também as seguintes dicas:

  • medite ao ar livre;
  • realize exercícios físicos, como trilhas em florestas, caminhadas na praia, natação ou mergulho, caiaque etc.;
  • entre em contato direto com a natureza: pise com os pés descalços na grama ou na areia, mergulhe no mar ou na cachoeira, faça jardinagem etc.

Contribui para o foco e a criatividade

Você já ficou horas tentando resolver um problema ou ter uma ideia, sem qualquer sucesso, e encontrou a solução durante o banho ou a prática de um exercício físico?

Isso aconteceu porque seu cérebro continuou trabalhando naquela tarefa, nos seus “bastidores”, mas com a mente distraída e relaxada, você conseguiu fazer novas associações e encarar informações e problemas sob uma nova luz.

O ritmo conturbado e os constantes estímulos da nossa vida urbana muitas vezes não permitem que tenhamos tempo suficiente para esse tipo de foco, conhecido como modo de pensamento difuso.

Como já vimos, o contato com a natureza estimula o relaxamento e, portanto, um estado mais propício à criatividade.

A natureza ajuda sua mente a se recuperar da fadiga, oferece um espaço de tranquilidade e estimula você a se afastar de distrações improdutivas e muitas vezes estressantes, como chamadas telefônicas e notificações de redes sociais. Assim, não só sua criatividade ganha impulso, mas também sua capacidade de se concentrar.

Torna-se mais fácil priorizar atividades mais interessantes e produtivas, como ler um livro ou dedicar-se a um projeto importante para você.  

O contato com a natureza pode equilibrar sua energia

Já sugerimos anteriormente que você pise com os pés descalços na terra, grama ou areia. Surpreendentemente, esse simples ato pode equilibrar sua energia. E, não, isso não é apenas uma crença esotérica.

estudos científicos embasando os benefícios dessa prática, chamada de “Earthing”, ou “Grounding” (aterramento).

Ao nos conectar com a superfície da Terra, estamos nos conectando com a sua carga elétrica negativa, ou seja, com uma fonte de elétrons, os quais são absorvidos pelo corpo humano, equilibrando-o.

Esse contato pode trazer inúmeras mudanças fisiológicas e promover melhoras para a saúde e o bem-estar, como:

  • redução de dores;
  • melhoria do sono;
  • combate ao estresse;
  • diminuição de níveis de glicose;
  • fortalecimento do sistema imunológico.

 

Claro que muitos praticantes do “Earthing” vão além das descobertas da ciência e abraçam várias crenças que veem, nesse contato com a natureza, um encontro com a energia divina e uma busca pelo equilíbrio espiritual.

Não há nenhum mal nisso e, de fato, essa espiritualidade pode também ser muito benéfica para a saúde mental!

Este texto despertou sua vontade de escapar para a natureza? Felizmente, o Brasil é repleto de lugares que permitem que você viva momentos maravilhosos em meio a belezas naturais.

A rota da Estrada Serramar, por exemplo, e em especial a cidade de Armação dos Búzios, são ótimas escolhas para curtir dias tranquilos em contato com a natureza, mesmo que você não tenha tantos dias disponíveis para a sua viagem.

O ecoturismo em Búzios é famoso e não se limita só às praias! Além disso, a cidade permite a prática de uma série de atividades físicas e esportes bem no meio da natureza.

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