Casamento na praia: confira 5 dicas essenciais

Um casamento na praia, além de muito romântico, foge do padrão comum e proporciona uma cerimônia linda com cenários exuberantes. Mas, se essa é a sua escolha para o seu grande dia, saiba que é preciso tomar alguns cuidados especiais durante a organização da festa.

Para te ajudar, selecionamos 5 dicas essenciais para planejar uma cerimônia perfeita e fugir dos imprevistos. Veja só:

1. Escolha o local da cerimônia com cuidado

Qualquer evento precisa ter seu local escolhido com muita cautela, mas é preciso tomar cuidados especiais ao organizar um casamento na praia ou em qualquer lugar aberto.

É preciso escolher um local que comportará confortavelmente o número de convidados e que tenha espaço suficiente para montar toda a estrutura da cerimônia. Não se esqueça de que é necessário ter um plano B, para o caso de imprevistos climáticos.

O ideal é escolher um local que já seja totalmente pronto e estruturado para a realização de casamentos. Uma boa opção é escolher pousadas ou resorts que contam com um espaço para eventos. Assim, você aproveita a estrutura do local para a cerimônia e já garante a hospedagem dos noivos e dos convidados.

2. Atente-se à temperatura e ao horário do casamento na praia

Essa é uma das partes mais complicadas de planejar um casamento em ambientes abertos, pois é preciso contar com a sorte e com boas condições climáticas no dia da cerimônia. Dê preferência para os meses com menor incidência de chuvas e fuja dos meses frios. 

Os melhores horários para a realização do casamento são pela manhã bem cedo e no fim da tarde. Nesses horários, o sol não estará tão forte, o que deixará a temperatura bem agradável e até mesmo as fotos ficarão mais bonitas.

3. Indique aos convidados qual traje usar

Todo mundo sabe como se vestir em uma cerimônia noturna de casamento na igreja. Mas, como o casamento na praia não é muito comum, talvez grande parte dos seus convidados nunca tenha participado de uma cerimônia assim.

Por isso, é muito importante deixar uma observação sobre o traje ideal no convite. Quanto mais detalhes você fornecer, melhor! Mostre a seus convidados que não é preciso usar roupas de gala para estar elegante.

As mulheres podem ir de vestido solto com cores alegres e calçados baixos, enquanto os homens podem apostar em calças e camisas claras, dispensando o paletó e a gravata.

4. Escolha trajes adequados ao ambiente

As estrelas da cerimônia também precisam escolher muito bem qual traje usar. Diferentemente dos casamentos na igreja, a noiva não deve usar vestidos pesados com véu e grinalda. O noivo deve fugir do terno preto e apostar em um traje leve e de cores claras.

Já a noiva, pode escolher um vestido leve e fresco, que a deixe confortável e que não a faça suar durante a cerimônia. Aposte em um calçado sem salto, para não ter problemas enquanto caminha até o altar. Você pode escolher uma sandália com pedras e até algumas flores.

O cabelo pode estar preso, para não bagunçar nem te incomodar por causa do vento. Aposte em acessórios leves e mais naturais, como uma coroa de flores, por exemplo.

A maquiagem deve ser natural, e a melhor opção é usar produtos à prova d’água, para que ela fique intacta mesmo com o calor e a umidade local.

5. Ofereça um cardápio leve e refrescante

O buffet da festa também deve combinar com o clima da cerimônia. Aposte em alimentos leves e bebidas refrescantes. Mesas de frios e coquetéis de frutas são ótimas opções para o cardápio!

Gostou das dicas? Se quiser ficar por dentro das tendências de casamento na praia e receber dicas e informações em primeira mão, siga a Pousada Bucaneiro nas redes sociais!