Como aproveitar as férias para relaxar? 7 dicas práticas

Finalmente você programou um momento para relaxar em meio à correria do dia a dia. A dúvida agora é saber como aproveitar as férias para fazer isso, já que tem um mundo que depende de você. Pois bem! Comece entendendo que se a ordem de prioridade for realmente aproveitar as férias de uma forma mais tranquila, algumas situações precisam ser resolvidas antes de você partir.

Para ajudá-lo nesse desafio, listamos 7 dicas práticas que vão fazer a diferença na hora de você tirar o descanso merecido. Siga cada uma delas e tenha momentos incríveis nas suas férias!

1. Deixar tudo em ordem antes de sair de férias

Já que você esperou tanto por essas férias, provavelmente não vai querer ser interrompido no meio delas. Portanto, organize sua vida antes da folga.

Distribua os documentos em pastas que podem ser facilmente alcançadas por qualquer um. Se, na sua ausência, alguém for ficar responsável pelo seu trabalho, é fundamental compartilhar as informações com essa pessoa. Tente resolver todas as pendências, mas se ficarem algumas, passe os dados com detalhes para que a pessoa não tenha dificuldades em solucioná-las. Além disso, passe a sua rotina para que ela entenda como você a administrava.

Procure resolver pequenos problemas pessoais como pagamento de contas, médicos, exames, revisão do carro, entre outros. Assim você descansa despreocupado e não deixa nada atrasado para quando voltar.

2. Desligar-se dos e-mails e do mundo corporativo enquanto estiver de férias

Você não está saindo de férias apenas para se divertir, mas para deixar o trabalho em segundo plano na sua vida — pelo menos nesse momento. Por isso, é importante se manter distante de tudo o que envolve trabalho ou você não conseguirá relaxar.

Você já organizou tudo antes de sair de férias e tem uma pessoa responsável no seu lugar, então por que ainda precisa ficar respondendo e-mails ou atendendo celular? Programe uma resposta automática no seu e-mail e se realmente precisar atender chamadas do trabalho, determine dia e horário para isso. Não vá fazê-lo bem no momento em que você estiver visitando uma atração!

3. Tratar os imprevistos com calma e sem dar muita ênfase

Mesmo que você tenha programado essas férias com o máximo de antecedência e tenha se preocupado com os detalhes da viagem, imprevistos podem acontecer. Essa é a hora de mostrar a sua inteligência emocional para saber contornar as situações que surgirem.

Os impactos desses imprevistos só serão sentidos se você realmente der relevância a eles. Procure relaxar para encontrar a melhor solução e encare as adversidades com bom-humor. Vai chegar um momento em que você vai apenas rir da situação e será mais uma das histórias engraçadas da sua viagem.

4. Reservar um momento para cuidar de si mesmo

Na correria do dia a dia, você acaba esquecendo de se preocupar consigo mesmo ou não consegue encontrar um tempo para fazer isso. Você precisa se dividir entre trabalho, família, estudos, amigos e as tarefas de casa.

Algumas pessoas organizam as suas férias justamente para cuidar dessas pendências. Se você vai viajar, antes de embarcar reserve um momento para cuidar de você. Marque um tratamento de pele e cabelo. Se possível, programe um SPA ou até uma massagem relaxante.

Cuide do seu corpo e da sua mente, lhe proporcione alguns mimos, saia e se divirta com os amigos sem ter hora para acordar. Só assim você estará renovado e preparado para viver plenamente as suas férias.

5. Escolher o lugar certo para relaxar

O sucesso das suas férias vai depender do lugar escolhido para você viver esse momento. Como o seu objetivo é relaxar, nada melhor do que escolher uma cidade litorânea para isso. Analise com cuidado as opções e veja os prós e contras de cada uma delas.

A cidade de Búzios é uma boa opção para quem quer encontrar charme e tranquilidade em um mesmo lugar. É uma sofisticada vila de pescadores que pode ser explorada de diferentes formas: city tours, passeios de escuna, barco e buggy.

As suas praias são consideradas algumas das mais belas do mundo. Na Orla Bardot você terá o privilégio de assistir um belíssimo pôr do sol e contar com toda a estrutura de um complexo gastronômico bem variado. Por isso, independentemente do período escolhido para as suas férias, Búzios estará pronta para recebê-lo muito bem.

6. Ficar hospedado em uma pousada

Se você prefere um lugar mais aconchegante para ficar, considere se hospedar em uma pousada. Geralmente esses lugares possuem uma estrutura familiar e seus donos ou administradores estão presentes o tempo todo. Eles também estão sempre preocupados em oferecer o melhor ambiente para os hóspedes.

Muitas dessas pousadas possuem uma bela decoração e são espaços bem charmosos. Dá para circular livremente entre seus corredores e ainda aproveitar todo o conforto e a privacidade que o lugar oferece.

E o que falar do café da manhã que é servido nas pousadas? A maioria opta por servir uma refeição bem caseira em seus restaurantes, sem perder a sofisticação dos pratos. Além disso, alguma restrição alimentar que você tenha ou aquele pedido especial pode ser facilmente atendido pela equipe da pousada.

7. Não contar os dias

Se você vai sair de férias, a intenção é aproveitar ao máximo o período que você reservou para isso. Não se preocupe em ficar contando os dias e se desesperar porque o tempo passa muito rápido. Esqueça o calendário e viva cada dia intensamente!

A ansiedade será a sua maior inimiga nesse momento. Portanto, se você não quer estragar as suas férias, mantenha-se bem longe dela. Para isso, programe passeios diários, aproveite cada lugar e sinta como se não tivesse faltado nada para você conhecer. Deixe as suas férias bem completas para não ficar com a sensação de que poderia ter aproveitado mais.

Com as nossas dicas práticas, você saberá como aproveitar as férias da melhor forma. Basta se permitir desligar de tudo e aproveitar o momento para relaxar. Com certeza você voltará renovado e pronto para encarar a sua rotina novamente!

Você gostou das nossas dicas para aproveitar as férias e relaxar? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!