Como cuidar da pele na praia: confira 7 dicas

Se você está a fim de viajar e aproveitar um belo dia ensolarado, é essencial saber como cuidar da pele na praia antes, durante e depois de se expor ao sol, para garantir o bronzeado e manter a pele bonita e saudável.

A falta de cuidados simples pode resultar em alguns desagradáveis problemas na pele, como queimadura, ressecamento, manchas, descamações, desidratação, alergias e até doenças, além do envelhecimento precoce.

Para evitar transtornos, organize sua mala e siga as dicas de como cuidar da pele na praia que vamos apresentar neste post, para se prevenir dos efeitos nocivos do sol.

1. Beba bastante líquido e faça refeições coloridas

Para evitar a desidratação do corpo nos dias mais quentes, beba entre 2 a 3 litros de água por dia para se hidratar, ou substitua por água de coco, suco de fruta ou chá gelado.

Alimentos coloridos fazem muito bem para a pele, portanto, consuma bastante frutas, legumes e verduras amarelas, laranjas e vermelhas, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba. Esses alimentos são fonte de betacaroteno, que estimula a produção de melanina e ajuda a prolongar o bronzeado.

2. Depile-se antecipadamente

Não deixe para se depilar no dia em que for tomar sol, pois a pele irritada fica mais vulnerável e sensível ao sol e às altas temperaturas. Principalmente no caso da depilação com creme ou a laser, a pele fica suscetível a queimaduras.

Faça sua depilação um ou dois dias antes de ir à praia e opte pelos métodos com lâmina, depilador elétrico ou cera.

3. Para um bronzeado uniforme, faça uma esfoliação

Faça uma esfoliação ou um peeling cerca de uma semana antes de ir à praia, usando buchas vegetais e produtos com ação microdermoabrasão para uma renovação celular. O procedimento contribuirá para um bronzeado uniforme e duradouro e para aumentar a ação do hidratante pós-sol.

4. Como cuidar da pele na praia usando corretamente o protetor solar

Passe o produto 30 minutos antes de se expor ao sol, em todas as áreas do corpo inclusive nas orelhas, axilas, peito do pé, pescoço e lábios. Reaplique de uma em uma hora ou toda vez que entrar na água.

Peça a recomendação de um dermatologista sobre o fator de proteção mais adequado para sua pele ou use fórmulas a partir do FPS 30 para garantir a proteção contra os raios o UVA e o UVB mesmo embaixo do guarda-sol. No caso de manchas na pele, é essencial o uso de um FPS acima de 50 para evitar que elas escureçam.

5. Reforce a proteção 

Reforce sua proteção na praia usando também óculos de sol para preservar os olhos dos raios UVA e UVB, além de boné ou chapéu, principalmente se tiver o cabelo curto ou ralo. Para caminhar na areia, use sempre um chinelo para não queimar os pés. Use roupas claras, leves, preferencialmente de algodão e prefira as mais folgadas, que ajudam na transpiração da pele. Evite as cores escuras, pois elas absorvem mais o calor.

6. Seja rápido no banho

O sol, o calor e a água salgada do mar ajudam a ressecar e a descamar a pele. Portanto, após a exposição, evite banhos quentes e demorados para não agredi-la ainda mais. Tomar dois banhos rápidos por dia usando um sabonete antisséptico é mais que suficiente para manter a pele devidamente limpa e cuidada.

7. Use um creme hidratante ou pós-sol

É indispensável, após um dia de exposição ao sol, o uso de um hidratante leve e de rápida absorção, ou de uma loção pós-sol com agentes calmantes e refrescantes se a pele estiver mais ardente. Use duas vezes por dia ou sempre que sentir a pele repuxando. A hidratação evitará a descamação e prolongará o bronzeado. 

Lembre-se de que, além dessas dicas, é importantíssimo respeitar os horários indicados para exposição ao sol: antes das 10 horas e depois das 16 horas, sempre com protetor solar. Assim, seguindo todas essas recomendações de como cuidar da pele na praia, você poderá curtir à vontade sua viagem, sem riscos à saúde, e ainda conquistar um bronzeado bonito e duradouro.

Seus amigos também irão para a praia? Aproveite e compartilhe este post com eles em suas redes sociais.