Como encontrar a melhor pousada em Búzios?

Toda viagem começa no planejamento, e isso incluiu achar a hospedagem ideal para ficar. Encontrar uma pousada ideal e que caiba no orçamento pode ser uma tarefa difícil, visto que todas as cidades possuem inúmeras opções.

Além disso, quem não conhece bem a região pode acabar escolhendo um local muito longe ou com atendimento precário, o que pode arruinar as suas férias.

Para que essa não seja uma tarefa estressante, montamos um guia com 6 passos para você seguir e encontrar pousada em Búzios. Continue lendo e veja como descobrir a hospedagem certa pra você!

1. Defina o perfil da sua viagem e o tipo de acomodação

Ao começar a planejar a sua viagem, você deve definir qual será o intuito dela. Você pretende dar uma escapada no fim de semana ou tirar férias mais longas?

Além disso, você quer ter um intervalo de toda a rotina ou gostaria de poder cozinhar quando estiver com preguiça de sair? Tudo isso vai definir o tipo de acomodação que você precisa procurar.

Se você quer tirar um momento de puro descanso, o ideal é procurar por lugares que ofereçam mais conforto e serviços. No entanto, se você pretende passar mais tempo explorando a cidade, um hotel confortável apenas para dormir pode ser uma boa opção.

2. Faça pesquisas sobre a cidade na internet

Hoje em dia não há nada que não esteja na internet, o que também vale para hospedagens. Se você estiver em dúvida de onde começar, tente fazer pesquisas como “melhores lugares para conhecer em Búzios”, ou “piores lugares para ficar em Búzios”.

Você encontrará muitos blogs de viagem dando dicas das melhores e piores regiões da cidade para se hospedar. Destas, veja quais são mais práticas para chegar até as praias ou pontos turísticos, quais são mais silenciosas ou oferecem os serviços que você deseja.

Depois dessa busca, anote os locais que chamaram sua atenção e siga para o próximo passo.

3. Procure pelas acomodações

Agora que você sabe em que parte da cidade quer ficar, parta para a busca das acomodações de fato. Para isso, alguns sites específicos podem ser seus aliados.

Os principais com essa finalidade são Booking, Hoteis e Expedia. Esses sites são líderes do mercado e possuem uma grande quantidade de acomodações em sua base de cadastro. Assim, você terá uma boa variedade para escolher.

Busque pela cidade e use as datas programadas. Os dois sites dão opção de busca através de um mapa, o que facilita a tarefa de encontrar as acomodações na região que você já anotou como favorita. Os dois sites oferecem a possibilidade de criar listas, use desses recurso e salve os lugares que tiver achado mais interessantes.

Cada site tem suas formas de pagamento e políticas de cancelamento, sendo assim, fique atento e leia com calma cada uma delas.

Além desses dois sites, você também pode fazer uma busca no Airbnb, um serviço onde as pessoas alugam suas próprias casas para hospedagens de curta duração. Geralmente são ideais para quem pretende passar mais tempo em um lugar e procura por opções onde possam cozinhar e lavar roupa, por exemplo..

Você também pode fazer uma busca diretamente no Google Maps. Para isso, digite “Hotéis”+”Búzios” e o Google vai mostrar no mapa as opções de hospedagens. Depois dessas pesquisas inciais, é hora de afunilar as escolhas.

Vale ressaltar que nem sempre alugar um lugar pelo Airbnb será mais em conta ou mais confortável que um hotel ou pousada, por isso o próximo passo é tão importante.

4. Classifique os resultados

Para não se perder no mar de opções, tenha em mente alguns critérios para filtrar as acomodações que você gostou. Comece pela localização e comodidade. Na dúvida entre 2 ou mais lugares, classifique os que são mais bem localizados.

Depois filtre, entre os que sobraram, os que oferecem mais comodidade. Por exemplo, se você pretende viajar para descansar, é melhor optar por um lugar que ofereça café da manhã, assim você não se preocupa em ter que procurar onde comer logo cedo.

Outra questão importante: como você vai chegar até lá? Se pretende chegar de carro, é preciso que o local tenha estacionamento.

Fechada a fase das comodidades, você terá uma lista – bem menor – dos lugares próximos ao ideal para você. Agora é a hora de comparar os preços.

5. Compare os preços

Existem alguns sites que fazem a comparação de preço para você, o mais famoso de todos é o Trivago. Nele você pode fazer a busca por cidade, data de estadia ou buscar diretamente pelo nome do hotel, já que agora você tem a sua lista final.

O Trivago puxa as informações dos sites de hospedagem – como Booking, Hoteis e Expedia – e mostra uma lista comparando o preço oferecido em cada um.

Isso é ótimo para você ter uma boa ideia da diferença de preços. Alguns sites cobram mais taxas que outros e isso pode gerar uma diferença tão grande que valeria uma diária a mais em outro site.

Mas não se limite a comparar os preços no Trivago. O site é um ótimo ponto de partida, mas em alguns casos apresenta discrepância de preço quando você recorre direto ao Booking e o Hotel, por exemplo.

Isso acontece pois esses sites têm uma atualização muito dinâmica e estão sempre oferecendo promoções e descontos. Logo, é preciso olhar em todos os lugares.

Além disso, há ainda uma questão que poucas pessoas se atentam e faz muita diferença: checar o preço diretamente no site da pousada ou hotel. Como os hotéis e pousadas precisam pagar uma taxa para fazer parte desses sites, muitas vezes ele sobem um pouco o preço para que o valor da diária compense para eles.

Assim, é comum que muitas vezes as diárias fechadas diretamente pelo site da acomodação sejam mais baratas. Verifique sempre o site da hospedagem antes de decidir por onde reservar.

6. Leia as avaliações

Por último, e não menos importante, está a tarefa de checar o que outros hóspedes dizem sobre o lugar. Se você seguiu todos os passos anteriores, já deve ter um único lugar escolhido ou no máximo dois.

E então, qual deles escolher? Será que o escolhido é mesmo o ideal? Para saber se um lugar vai atender as suas expectativas, nada melhor do que verificar o que outros hóspedes dizem sobre lá.

Você pode ver isso nos sites de busca mencionados anteriormente ou no TripAdvisor, site especializado em recomendações de viagens. As melhores pousadas ganham prêmios e selos do TripAdvisor e isso é um ótimo indício de que o lugar é a escolha perfeita.

Se nessa etapa você encontrar comentários negativos ou duvidosos sobre o local, volte na sua lista e busque outra opção. Afinal, o melhor é encontrar pousada em Búzios para passar momentos inesquecíveis!

Para receber mais dicas sobre viagens, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das últimas novidades!