Como Funciona um Casamento em Pousada?

Como Funciona Um Casamento em Pousada e Como Planejar?

Organizar um casamento é trabalhoso, mas, quando você tem a oportunidade de reunir todos os preparativos em um mesmo local, essa tarefa pode se tornar prazerosa. É isso o que acontece quando você opta realizar um casamento em pousada.

Separamos, neste artigo, algumas informações importantes para quem pretende fazer a sua festa de casamento em um ambiente desse tipo. Confira agora mesmo todas as nossas dicas!

 

Quais são os diferenciais de um casamento em pousada?

Fazer um casamento fora dos lugares mais comuns oferece vantagens que tornam o momento mais especial. Veja os pontos marcantes de um casamento em pousada:

Praticidade para os noivos

O fato de poder contar com todos os serviços em um mesmo local é um dos principais fatores que fazem alguns noivos realizarem a sua tão sonhada festa em uma pousada. Nada mais importante do que ter praticidade e comodidade nesse momento.

Oportunidade para todos os convidados ficarem no mesmo lugar

Ao realizar um casamento em pousada, você tem a chance de hospedar seus amigos e familiares no mesmo lugar. Isso favorece uma maior interação entre os convidados, evita problemas com atrasos, por conta de deslocamentos, e permite que todos aproveitem a festa sem se preocupar em dirigir.

Bom custo-benefício

A maioria das pousadas possui uma estrutura especial para realizar esse tipo de evento, diminuindo os seus custos com diversos serviços que você teria que contratar por sua conta, e tudo isso sem precisar pagar por qualquer deslocamento.

Especialidade na promoção de eventos

Como vários casais estão procurando realizar seu casamento em pousadas, essas hospedagens estão preparadas para receber a estrutura ideal para a cerimônia e possuem experiência na organização de casamentos. Dessa forma, você fica livre de preocupações, pois poderá deixar tudo nas mãos de pessoas que realmente são especialistas.

Facilidade de a cerimônia ser no mesmo destino da lua de mel

Você pode aproveitar para fazer o seu casamento em uma pousada na mesma cidade escolhida para a lua de mel. Com isso, você terá custos únicos com passagens e hospedagens, além de aproveitar da melhor forma o lugar da sua viagem.

 

Como escolher uma boa pousada para realizar um casamento?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de casar em uma pousada, chegou a hora de entender como escolher o melhor lugar para realizar a sua festa com toda a estrutura que ela merece. Anote as dicas:

Confira o preço

Para muitas pessoas, casar em pousada pode significar desembolsar valores exorbitantes, já que, além dos custos com a festa, em alguns casos, será necessário comprar passagens aéreas e pagar hospedagens.

Contudo, o custo pode ser bem abaixo do que você imagina, porque a maioria das pousadas já possui infraestrutura específica para realizar esses eventos. Por isso, confira todos os valores e serviços inclusos antes de fechar qualquer contrato.

Analise a localização

Outro fator importante na hora de avaliar a pousada ideal para a sua festa é a localização, pois isso fará diferença na chegada dos seus convidados. Portanto, procure um local de fácil acesso.

Se você pretende casar em Búzios, a Bucaneiro Pousada atende perfeitamente a esse critério, já que está localizada a menos de 1 km da Praia do Forno e da principal avenida da cidade. Além disso, conta com toda a infraestrutura para fazer do seu casamento o momento mais inesquecível da sua vida.

Avalie a qualidade de atendimento

Não há nada mais desanimador do que escolher um local que possui uma péssima recepção, principalmente quando esse lugar será o espaço da sua festa de casamento e onde seus convidados ficarão hospedados.

Por isso, antes de fazer a sua escolha, visite o local várias vezes e passe uma noite nele para comprovar a qualidade de atendimento dos funcionários do restaurante, da gerência, entre outros setores.

Verifique a capacidade e a disponibilidade da pousada

Antes de procurar uma pousada para fazer o seu casamento, veja a relação de convidados, de modo que possa escolher um lugar que comporte toda a sua lista. Certifique-se de que o espaço não é muito grande ou pequeno demais.

Ademais, consulte com antecedência se a pousada possui quartos suficientes para hospedar seus convidados, sem você ter que precisar procurar outras opções na cidade para suprir a necessidade.

 

Como planejar um casamento em pousada?

Para organizar um casamento desse tipo, é necessário seguir alguns passos. Assim, você garante que tudo ocorrerá conforme o planejado. Conheça as principais etapas para realizar uma cerimônia desse porte:

Definição do local

Se você decidiu casar em uma pousada, provavelmente, não vai querer escolher qualquer uma. Por isso, tenha várias opções e visite cada uma delas para decidir por aquela que tem mais o perfil do tipo de cerimônia que você quer realizar.

Contratação de serviços

A maioria das pousadas oferece atendimento completo, bastando a você se preocupar com alguns detalhes da festa. Mas organize e feche tudo com antecedência para não ter surpresas desagradáveis.

Escolha da decoração

Se a pousada não oferecer esse serviço ou se você optar por uma decoração diferente, será necessário contratar um decorador que seja criativo e consiga deixar o espaço com a cara dos noivos, do jeito que o casal sempre sonhou.

Seleção do buffet

Como uma forma de comodidade, a maioria das pousadas oferece um serviço de restaurante para os seus hóspedes. Se a pousada escolhida ficar responsável pelo buffet da sua festa, marque um dia para conhecer as opções e fazer a degustação dos cardápios disponíveis.

 

Reserva da hospedagem

Quando o destino escolhido para o casamento for fora da região da maioria dos convidados, é preciso fazer reserva com antecedência, para que todos fiquem em um mesmo local. Por isso, cheque a disponibilidade com a pousada escolhida para o evento e faça a pré-reserva o quanto antes.

Agora que você já sabe todos os benefícios de realizar um casamento em pousada, faça seu planejamento conforme as nossas dicas e escolha o espaço adequado às suas necessidades. Contando com uma boa hospedagem, seu único trabalho será desfrutar desse momento inesquecível!

Se você gostou de saber como funciona um casamento em pousada, baixe agora mesmo o e-book “Como organizar um casamento na praia?” e encontre mais inspirações para realizar o seu sonho!