Como organizar um piquenique na praia e o que levar?

Antes mesmo de começar a leitura, elimine da sua mente a ideia de que piquenique na praia é sinônimo de bagunça, o que alguns chamam de “farofa”.

Pelo contrário: é possível, sim, organizar um momento harmonioso, recheado de diversão e que seja realmente atrativo para os envolvidos — agradando tanto uma turma de amigos como um casal de namorados.

Para que essa opção funcione é fundamental pensar em alguns aspectos, colocando em prática certas ações. Gostou da premissa e quer saber como fazer um piquenique bonito e especial, sabendo exatamente o que levar para a praia? Continue a leitura!

Decida o dia e o horário

O primeiro passo para obter êxito nessa tarefa é definir o dia e o horário do evento. Dê preferência para datas em que o espaço esteja mais vazio. Assim, vocês terão mais liberdade e privacidade.

Outro ponto importante é verificar se no dia não existe possibilidade de chuva ou ventos fortes, pois isso pode prejudicar o piquenique. O ideal é que a temperatura esteja amena — nem muito quente, nem muito fria.

Vale destacar, nesse aspecto, a possibilidade de realizá-lo à noite, sobretudo se for um piquenique romântico. Com um cenário deslumbrante, marcado pelas estrelas e com as ondas do mar, o casal vivenciará um momento mágico.

Mas a alternativa de fazer um piquenique nas altas horas da noite não é só para os apaixonados. A turma de amigos também pode se divertir bastante nesse horário, aproveitando para formar uma ronda de violão, que vai embalar o momento.

Marque com os amigos

Um piquenique é uma atividade que exige pelo menos duas pessoas. Por isso, é importante verificar com os amigos qual a disponibilidade deles.

Como o mercado de trabalho exige cada vez mais dos profissionais, deixando-os extremamente atarefados, o mais recomendado é marcar a data com antecedência. Assim, os convidados terão um tempo maior para se programar.

Lembre-se de que é preciso ter noção do número de pessoas que participarão da atividade para definir a quantidade de alimentos e bebidas. Além do mais, é preciso combinar se cada um levará algo ou se uma única pessoa ficará responsável por comprar tudo.

Para não ter erro, tomem essas decisões antecipadamente. Afinal, para que o piquenique ocorra sem problemas, é preciso que tudo já esteja alinhado.

Escolha os alimentos

Não é possível falar na organização de um piquenique sem mencionar a escolha dos alimentos. O tema merece ainda mais atenção quando a atividade for realizada na praia — uma vez que as caraterísticas do local são bem peculiares.

Para não correr o risco de os pratos ficarem frios, opte por alimentos que já são servidos assim. Molhos e patês (que não tenham maionese), por exemplo, são uma ótima opção. Bolos, quiches, brownies, bolachas, sementes, sanduíches naturais, biscoitos, frutas e legumes cozidos também são ingredientes que podem estar presentes no cardápio.

Não existe uma regra aqui. O importante é encontrar comidas que são saborosas frias e que agradam os diversos paladares. Vale destacar que petiscos, no estilo finger foods (alimentos que podem ser consumidos com a mão), facilitarão todo o processo — já que assim você pode reduzir a quantidade de garfos e facas.

Saiba também que alguns alimentos não caem bem nesse momento. São eles: churrasco, ovo, peixe, cremes e demais alimentos que possam estragar devido ao calor da praia.

Defina as bebidas

Outro ponto que merece atenção redobrada são as bebidas. A água, como se pode imaginar, é o primeiro item da lista, que não pode faltar em hipótese alguma. Água de coco e sucos naturais também são uma boa pedida.

Se for um piquenique só para gente adulta, bebidas alcoólicas também podem fazer parte do cardápio. Selecione aquelas que são as preferidas da turma, como vinhos, coquetéis e até mesmo cerveja. No caso de um evento mais romântico, espumantes e vinhos são a melhor escolha.

É importante frisar a importância de levar mochilas e bolsas térmicas, não se esquecendo de colocar uma boa quantidade de gelo, caso contrário a bebida ficará quente em pouco tempo.

Leve itens apropriados

Copos, de preferência, descartáveis; alguns talheres, como garfo e faca; sacolas de lixo; chapéus e protetor solar são apenas alguns dos itens que precisam estar presentes. Evite levar qualquer peça ou item de vidro. Afinal, um pequeno erro, no caso um vidro quebrado, pode virar um verdadeiro caos.

Além do mais, lembre-se de escolher uma boa toalha, certificando-se de que ela tem o tamanho apropriado para colocar todos os alimentos e itens.

Caso o pessoal prefira sentar também no chão, não esqueça de levar uma toalha separada para não correr o risco de cair areia nas refeições.

Vale ressaltar que existe também a possibilidade de levar banquinhos ou cadeiras adequadas, que são à prova de água e de areia. A cesta para colocar os alimentos é mais um dos acessórios necessários.

Se o programa for realizado durante o dia, é importante verificar a possibilidade de carregar um guarda sol ou tenda. Pense também na viabilidade de levar um som. Nada daqueles trambolhos portáteis: existem mini caixas de som que podem ser conectadas diretamente ao celular.

Decore o espaço

Quem disse que um piquenique na praia tem que ser simples? Na verdade, existem formas práticas de tornar o espaço mais charmoso.

Quer alguns exemplos? É fácil: coloque alguns itens decorativos para dar outra imagem ao local, como algumas rosas ou velas — se a atividade acontecer à noite. Até mesmo o estilo da toalha utilizada faz diferença no cenário.

Além da decoração do espaço, dê a devida atenção as suas vestimentas. Afinal, você não quer se sentir desconfortável, não é mesmo?

O fato é que, com organização e bom senso, é possível preparar um piquenique na praia muito elegante, sofisticado e delicioso, proporcionando um momento especial para a turma ou até mesmo para o seu amor. Para que tudo ocorra no mais perfeito equilíbrio, leve em consideração as sugestões citadas e garanta assim o sucesso do evento.

Gostou do conteúdo e quer receber mais dicas? Então assine nossa neswletter e fique por dentro das novidades do turismo. Você terá em mãos informações preciosas para realizar os melhores passeios e viagens!