Como viajar gastando pouco: 8 dicas de passeios e restaurantes

Búzios é uma das cidades mais procuradas da Região dos Lagos e atrai não só os cariocas, mas também turistas de toda parte do Brasil. Apesar de ter ficado conhecida como um destino de luxo por causa das visitas de celebridades, como Brigitte Bardot, Búzios oferece opções de passeio para todos os bolsos, principalmente na baixa temporada, quando a quantidade de viajantes cai, assim como os preços, que ficam mais em conta.

Se você está interessado em como viajar gastando pouco em Búzios, este texto é para você. Separamos algumas dicas de passeios e restaurantes na cidade que oferecem preços mais baixos, confira!

1. Passeio de escuna

Se você não pretende ficar muitos dias em Búzios, com certeza não terá tempo de ir a todas as praias, pois são muitas e você sempre vai querer aproveitar bem que estiver visitando. Uma forma de conhecer rapidamente muitas delas, até para escolher suas preferidas, é fazer o passeio de escuna.

Os passeios duram de três a cinco horas e passam pela maior parte das praias de Búzios. Em algumas delas, é possível descer para dar um mergulho rápido. Os barcos saem do Píer da Armação ou da Praia do Canto e custam, em média, R$ 40 por pessoa.

2. Rua das Pedras

Point gastronômico de Búzios, ninguém que vai à cidade pode deixar de passear pela Rua das Pedras. O caminho é agradável, com bares e restaurantes colocando suas mesinhas do lado de fora e o clima de festa que dura até a madrugada.

Aqui, você vai encontrar toda a variedade de restaurantes, não só em termos de culinárias de diferentes tipos, mas também de preços. Tem desde lugares mais chiques, trattorias italianas e casas francesas, como bares que servem cerveja gelada e petiscos de frutos do mar. Além dos restaurantes, a rua também é cheia de lojinhas de moda praia e souvenirs.

3. Almoço no David

Uma parte importante de viajar gastando pouco é comer bem e barato, para aguentar toda a agitação dos dias de passeio. O restaurante do David existe há mais de trinta anos, e pasme: alguns dos cozinheiros e garçons estão lá desde a inauguração. Por isso o David é uma tradição em Búzios, e não dá para não fazer pelo menos um almoço ou jantar lá, apesar de que é quase certo que você vai querer voltar mais vezes.

A aparência simples esconde alguns dos melhores pratos de Búzios: o estrogonofe de camarão, a moqueca de camarão e a lagosta ao termidor. Mas quem não se encanta muito com frutos do mar também tem vez no David, já que o restaurante também oferece opções de carnes, grelhados, massas, saladas e até pizza.

4. Crepe no Chez Michou

Mais um dos restaurantes tradicionais de Búzios, os crepes do Chez Michou fazem sucesso desde sua inauguração, em 1983. É preciso chegar cedo, senão corre o risco de não encontrar lugar para sentar. Cedo, no caso, é antes das 23 h, já que o local costuma ficar aberto até de madrugada e é uma ótima parada para quem vai encarar a noite — e também para quem está voltando dela.

São quase 70 sabores, tanto salgados quanto doces, e é difícil parar no primeiro. A sobremesa mais famosa é o crepe de chocolate, morango e sorvete. Não deixe de experimentar essa gostosura!

5. Comida italiana no Lorenzo’s

Bem pertinho da Rua das Pedras, na rua Manoel Turíbio, a cantina italiana Lorenzo’s oferece pizzas e massas deliciosas por preços bem acessíveis. O restaurante se destaca também pela construção espaçosa e a decoração aconchegante.

As pizzas são assadas em forno a lenha, garantindo o sabor verdadeiramente italiano. A massa é fininha e crocante, e a dica é pedir a clássica Margherita ou a pizza de cogumelos.

6. Mirantes

Uma vez bem alimentado, é hora de voltar aos passeios. Uma boa dica de como viajar gastando pouco é aproveitar bem a natureza, e Búzios tem uma paisagem maravilhosa. Vale a pena ir apreciar isso de cima, de um dos vários mirantes da cidade. No entanto, os dois que realmente chamam atenção ficam nas praias de João Fernandes e do Forno.

O mirante da praia do Forno é mais alto e fica localizado entre as praias Brava e do Forno. A vista panorâmica da cidade vale o registro. Já o mirante do deque de João Fernandes dá vista para a praia de João Fernandes, com suas águas transparentes e calmas.

7. Caminhada na Orla Bardot

Claro que não dá para deixar de caminhar nessa orla, que ganhou o nome em homenagem à visita da musa do cinema europeu Brigitte Bardot a Búzios nos anos 1960. O calçadão se estende desde a Praia da Armação, perto da Rua das Pedras, até a Praia do Canto, onde dá para pegar a escuna.

A orla tem esculturas mundialmente famosas: a de Brigitte Bardot, sentada apreciando a vista, e também a obra Três Pescadores, da artista plástica Christina Motta. Uma escultura de JK também chama atenção dos caminhantes. Fique esperto para não perder o pôr do sol, que se reflete no mar e cria uma iluminação exuberante.

8. Ecoturismo em José Gonçalves

Búzios tem várias serras e, portanto, vários roteiros de trilhas bem conhecidas. Uma de menor dificuldade é a que leva à Praia José Gonçalves. O homem que dá nome à praia era um traficante de escravos que usava a área secreta para o desembarque.

A praia é rodeada pela Serra das Emergências, e cerca de 40 minutos de caminhada vão te levar até uma rampa onde acontecem saltos de asa delta e parapente. A caminhada é no meio da mata atlântica, e você poderá ver de pertinho bromélias gigantes e cactos. Quem não quiser voar também vai se encantar com a vista lá de cima. O mirante dá para a praia de Arraial do Cabo, para a Área de Proteção Ambiental de Pau-Brasil em Búzios e para a cidade de Cabo Frio.

E aí, curtiu essas dicas de como viajar gastando pouco em Búzios? Então nos siga no Facebook e no Instagram e fique por dentro de tudo que rola na cidade!