Conheça 4 destinos de ecoturismo no Brasil

O Brasil é um país imenso e o que não falta de norte a sul são locais repletos de natureza e belas paisagens. Para quem ama curtir ar puro e lugares para descansar corpo e mente, a melhor pedida é aproveitar os destinos de ecoturismo.

A seguir apresentamos algumas opções de lugares e você pode ter certeza: depois de visitá-los, sentirá as energias renovadas. Confira!

1. Foz do Iguaçu: o espetáculo das cataratas

Foz do Iguaçu é um verdadeiro espetáculo das águas, que deixa os visitantes encantados com tanta beleza. São 275 quedas d’água, localizadas na divisa do estado do Paraná com a Argentina. A altura das cataratas varia de 40 a 90 de metros de altura, e quem vai até lá para observá-las, geralmente, é agraciado com um belo arco-íris.

Para os amantes de aventura que desejam sentir as águas geladas, uma opção é a prática de esportes, como o rapel e o rafting. Outra atração é o passeio de bote que vai pertinho das quedas; ou seja, só vá se você não se importar de se molhar!

Mas Foz do Iguaçu não se resume apenas às cataratas: uma atração interessante da região é o Parque das Aves com diversas espécies, tais como tucanos, papagaios e flamingos, que os visitantes podem ver bem de perto.

2. Búzios: um paraíso com muito charme

Búzios é um local que consegue ser paradisíaco e charmoso ao mesmo tempo. É um dos destinos nacionais mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros. Esse interesse faz sentido, pois a cidade tem praias lindas — são mais de 20 delas com água cristalina e que agradam todo tipo de visitante —, além de contar com uma rede hoteleira e de serviços eficiente e um povo muito simpático e alegre.

Como se já não bastassem tantos incentivos para visitar esse pedaço do litoral fluminense, por lá os dias de sol duram duas vezes mais que o Rio de Janeiro e três vezes mais que Angra dos Reis. Ou seja, tempo bom praticamente o ano todo. Perfeito, não é mesmo?

Mas os atrativos não param por aí; os ventos constantes de Búzios são perfeitos para a prática de vela, windsurf e voo livre. Se você tiver coragem, vale aproveitar a oportunidade de curtir esse paraíso com um pouco de aventura!

3. Bonito: um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil

Apesar do clichê, todos que já que visitaram Bonito afirmam com exatidão: Bonito é linda! A pequena cidade no Mato Grosso do Sul é considerada um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Entre os destaques da região estão os rios com água muito cristalina localizados em cavernas, nos quais os visitantes podem nadar junto com os peixes multicoloridos — sendo essa uma das experiências mais marcantes do lugar.

Além disso, há outras atrações locais, como trilhas, caminhadas, cachoeira, passeio de bote e bicicletas. É uma região muito rica para quem gosta de atividade em meio à natureza. Lembrando que entre os meses de dezembro e março há mais chuva, deixando os rios mais elevados, as cachoeiras mais intensas e a mata mais verdinha.

4. Chapada Diamantina: beleza estonteante no sertão da Bahia

Ao chegar à Chapada Diamantina, no sertão da Bahia, tenha certeza de uma coisa: para todos os lados que olhar enxergará uma beleza natural de ofuscar a vista. A paisagem é formada por grandes cânions, que são acessados por trilhas, algumas mais fáceis, outras mais difíceis; porém, todo o esforço é recompensado pela possibilidade de contemplar cenários com a natureza em estado bruto.

As atrações locais estão relacionadas ao turismo de aventura e de ecologia. Nesse pedaço da Bahia, é possível apreciar a Cachoeira da Fumaça, visitar cavernas, praticar trekking e percorrer trilhas dos antigos garimpeiros, entre muitas outras opções. Esse é um local para conhecer com disposição, mas a sensação de bem-estar é gratificante.

Gostou das nossas dicas de destinos de ecoturismo no Brasil? Pretende visitar algum deles em breve? Conte para nós nos comentários!