Descubra 6 pratos deliciosos com frutos do mar!

Frutos do mar são excelentes para a saúde, pois eles ajudam a fortalecer o sistema imunológico, além de reduzir os níveis de colesterol, entre outros benefícios. Como se não bastassem as vantagens, os pratos com esses ingredientes ficam deliciosos.

No entanto, por vezes surge a dúvida de quais receitas podem ser feitas, já que há grande variedade de preparos possíveis. Por isso, hoje separamos algumas ótimas opções, confira e inspire-se!

1. Moqueca de peixe

A moqueca de peixe é um prato muito conhecido na culinária brasileira. Costuma ser temperada com cebola, tomate, pimentão, coentro e cebolinha, além do azeite de dendê e de oliva. Seu cozimento leva cerca de 15 minutos, mas, apesar da praticidade, essa receita é considerada sofisticada. Com um sabor característico, pode ser acompanhada por arroz e vinho branco seco e gelado.

2. Strogonoff de camarão

O strogonoff é uma receita bastante popular por ser prática e extremamente saborosa. Imagina então dar aquele toque todo especial usando camarões para prepará-lo? Essa receita é simples, seus ingredientes são: margarina, vinho branco seco, creme de leite, salsinha, suco de limão, mostarda, ketchup, molho inglês, cogumelos e camarões. Como acompanhamento, pode servido arroz branco, batata palha e vinho branco.

3. Casquinha de siri

As casquinhas de siri podem ser entradas muito saborosas, mas também podem ser ótimos aperitivos. Entre os ingredientes utilizados para prepará-las estão: azeite de dendê, leite de coco, alho, tomate, farinha de trigo — para deixar a massa cremosa — carne de siri e limão, além dos ingredientes usados para empanar, como a farinha de rosca e o queijo ralado. Normalmente as casquinhas de siri são servidas em conchinhas.

4. Caldo de peixe

Nada melhor que um caldo saboroso nos dias mais frios, certo? O caldo de peixe é uma ótima escolha e pode ser facilmente preparado com poucos ingredientes. Para fazer essa receita, você usará cabeças de peixe, cebola, pimenta do reino branca, erva fresca, vinho branco e maisena. Embora o preparo leve um pouco mais de 1 hora, esse prato, com certeza, vale a pena!

5. Ensopado de siri

O ensopado de siri é delicioso, além de ser uma receita muito prática com frutos do mar. Para prepará-lo é necessário usar apenas cebola, azeite de oliva, suco de limão, coentro e o siri, claro. Depois, a dica é servi-lo com arroz branco e farinha de mandioca. Simples, mas muito saboroso, não é?

6. Ensopado de lula e peixe em cubos

Aqui vai outra dica de ensopado. Desta vez, os ingredientes usados são peixe e lula picados em cubos. Durante a preparação, os frutos do mar são refogados com azeite, cebola e folha de louro, tomate, sal e pimenta a gosto. Depois o coentro é acrescentado e a folha de louro retirada. Esse ensopado pode ser servido apenas com arroz branco.

Frutos do mar: em que ocasião podem ser degustados?

Embora essa seja uma dúvida frequente, a verdade é que os frutos do mar podem ser servidos em quaisquer ocasiões, por conta da grande variedade de pratos que podem ser preparados.

Mesmo sendo de fácil preparação, e aparentemente pratos simples, eles podem e devem servidos em ocasiões mais finas, como festas, casamentos (especialmente se for na praia), reuniões de família e jantares românticos. Aliás, que tal degustar uma receita preparada com frutos do mar agora mesmo?

Se você gostou dos pratos sugeridos aqui, não deixe de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais! Quem sabe vocês não organizam um jantar?