Ecoturismo em Búzios: 4 atrações imperdíveis para curtir a natureza

Búzios é um destino perfeito para quem quer curtir a natureza e conhecer incríveis cenários naturais. E engana-se quem pensa que o ecoturismo em Búzios se limita apenas às praias. A cidade oferece diversas atrações e a oportunidade de praticar vários esportes — no mar ou na terra. Além de linda, a cidade possui atrações para todos os gostos e é um destino incrível para viagens românticas, em família ou com amigos! Se você vai visitar Búzios, confira quais são as atrações imperdíveis em meio à natureza na cidade.

Reserva do Tauá: principal atração de ecoturismo em Búzios

O criatório natural Reserva do Tauá possui fauna e flora riquíssimas, com centenas de espécies de borboletas, além de micos e outros animais, várias espécies de pássaros, orquídeas, bromélias e pau-brasil. A Reserva do Tauá também possui, ainda, vestígios indígenas e um pântano que 7 mil anos atrás era coberto pelo mar e hoje se transformou em uma praia fóssil. Essa é, com certeza, uma atração imperdível para quem quer curtir a natureza em Búzios!

Mergulho

Búzios é um local perfeito para a prática de mergulho e snorkeling. Suas águas claras e rica vida marinha atraem muitos mergulhadores — experientes ou iniciantes. Os melhores locais para a prática de snorkeling são as praias de João Fernandes — onde é possível alugar máscara e snorkel —, João Fernandinho, praia do Forno, praia Azeda e Azedinha.

Já para a prática de mergulho com cilindro, os melhores locais são as Ilhas Gravatás, Filhote, Ilha Feia e Ilha da Âncora, que ficam a cerca de meia hora de lancha da costa da praia. Búzios é um ótimo destino até para quem nunca mergulhou e quer se aventurar pela primeira vez, já que várias operadoras oferecem aulas teóricas e mergulho com instrutores acompanhando.

Casemiro de Abreu e Sana: para curtir a natureza bem perto de Búzios

Casemiro de Abreu e Sana são dois distritos que estão a cerca de uma hora de distância de Búzios e oferecem muitas atrações de ecoturismo. São diversas trilhas que terminam em cachoeiras perfeitas para a prática de rafting. A principal é a Trilha do Pai João, que dura aproximadamente duas horas e passa por riachos, cachoeiras, piscinas naturais e termina em um rio em mata fechada. Nos distritos ainda é possível praticar cavalgadas próximo à praia.

Mirantes naturais

Búzios possui diversos mirantes naturais, com vistas deslumbrantes das lindas paisagens da cidade! Os mais conhecidos são o Mirante de João Fernandes, o Mirante de Forno — que oferece uma linda vista panorâmica —, e a Ponta da Lagoinha, também conhecida como Himalaia brasileiro devido às suas formações rochosas.

Essas são apenas algumas das principais atrações para quem quer curtir a natureza em Búzios. A cidade ainda oferece a oportunidade de praticar diversos esportes, como surf, vela, caiaque, caminhadas ecológicas, trekking, entre outros. Gostou de conhecer um pouco das atrações de ecoturismo em Búzios? Então conheça também outros 5 passeios imperdíveis na cidade! São atrações para todos os gostos e que irão agradar a todos em sua viagem!