Entenda como funciona a preservação ambiental em Búzios

Ser uma das praias mais bonitas e badaladas do Brasil traz alguns desafios para a cidade, por isso, a preservação ambiental em Búzios é prioridade. Manter as águas cristalinas e as areias brancas que tanto encantam aqueles que visitam esse destino é um trabalho contínuo e responsabilidade daqueles que visitam, assim como da comunidade local. 

Ao longo dos anos, a preocupação com a preservação ambiental vem crescendo na nossa sociedade. Cada vez mais, nos preocupamos com os efeitos da ação do homem sobre os ecossistemas e podemos sentir as consequências da falta de cuidado com a natureza. Para que se possa aproveitar ao máximo a beleza do lugar, é fundamental proteger e recuperar o seu ecossistema. 

Para isso, a cidade de Búzios conta, já há alguns anos, com o auxílio da ciência. Um projeto que fez estudos amplos e diversificados sobre as condições ambientais do lugar vem sendo o principal aliado da comunidade para superar o desafio de ser um destino bastante frequentado e, ainda assim, conseguir minimizar os impactos ambientais causados.

Projeto Ecorais

O projeto Ecorais se iniciou como um estudo para apresentação de um mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2000. O estudo procurava, então, fazer um mapeamento das condições de saúde do ecossistema, considerando a fauna e a flora marítima e os maiores causadores de impacto negativo. 

Hoje, sob direção do Instituto Brasileiro de Biodiversidade, uma organização da Sociedade Civil de Interesse Público, o projeto reuniu dados sobre as oito praias de Búzios e constatou que mais de um terço dos costões rochosos da região se encontram sobre um estresse ambiental de nível elevado. 

Um dos grandes causadores dos problemas ambientais sofridos pelo ecossistema local é o lixo. A pesquisa feita evidenciou que a poluição das águas é o maior causador dos problemas ambientais. Para tentar minimizar os danos sofridos e recuperar a natureza local, o projeto Ecorais estabeleceu alguns objetivos.

Objetivos do projeto

Reconhecendo a necessidade de reunir os interesses da comunidade local, assim como dos turistas, e o interesse difuso da sociedade, o projeto estabeleceu alguns objetivos que visam a viabilizar a exploração comercial da região, tanto voltada para o turismo como para a pesca e a prestação de serviços. Entenda!

Preservação da biodiversidade 

A manutenção da biodiversidade local é o objetivo primordial da preservação ambiental em Búzios. Sem isso, todas as atividades comerciais da região ficam comprometidas. Para que o local continue sendo atrativo para os turistas e para que a comunidade local possa continuar explorando a pesca, é preciso manter o ambiente estável e saudável.

Redução do volume de lixo nas praias

Reduzir o volume de lixo das praias é uma condição determinante para que os impactos ambientais sejam reduzidos. Trazido de longa distâncias pelas correntes ou como resultado da falta de cuidado, o lixo causa grandes prejuízos à fauna e à flora local. A poluição das águas cria um efeito em cadeia que termina por gerar um prejuízo imenso ao ecossistema. 

Organização da atividade pesqueira

Regular a atividade pesqueira também é muito importante para garantir que todos tenham acesso constante aos recursos naturais tão necessários para o sustento da comunidade local. Evitar a pesca predatória permite que o meio ambiente tenha tempo e condições necessárias para repor o volume de alimento retirado das águas. 

Gerenciamento das atividades recreativas

O projeto procura realizar o gerenciamento das atividades recreativas praticadas no local para garantir que elas tenham um cunho educativo, além de buscar evitar que sejam causados danos, muitas vezes silenciosos e imperceptíveis, sem uma observação científica mais criteriosa, mas que podem ter efeitos gravíssimos a longo prazo. 

Conscientização da população

Ter os moradores apoiando a causa da preservação é fundamental para o sucesso do projeto e para alcançar o objetivo de preservar o meio ambiente. Apesar de ser interesse e dever de todos manter as praias limpas, os moradores são não apenas os maiores prejudicados, como também aqueles que têm o maior benefício em preservar o local e, com efeito, as atividades comerciais da região. 

Atração de protetores do meio ambiente

Além dos moradores, o projeto busca também atrair o interesse da sociedade civil, seja por meio de organizações, seja pela ação individual de pessoas com interesse em ajudar na preservação e na recuperação do ecossistema de Búzios. É preciso um grande esforço, de forma constante, para alcançar esses objetivos e, para isso, é preciso contar com toda a ajuda possível. 

Benefícios

Com a preservação do meio ambiente, ganham todos. Ganha a comunidade local, que pode continuar retirando do mar o sustento para sua família, além, é claro de poder aproveitar com tranquilidade e segurança o local paradisíaco; e ganham os turistas, assim como toda a sociedade, que, protegendo a natureza daquele local, podem usufruir do patrimônio natural do Brasil. 

Praias limpas e com um ecossistema preservado não só trazem para a região um maior interesse de frequentadores esporádicos, mas possibilitam que a comunidade local usufrua da abundância presente quando a biodiversidade é conservada. A beleza de Búzios, portanto, não é apenas uma questão de estética, mas deve ser o reflexo do equilíbrio natural. 

É dever de todos nós contribuir para a preservação ambiental, fazendo a nossa parte. Quem frequenta a região deve ter a consciência de buscar produzir o menor impacto possível no local, levando consigo todo o lixo produzido e evitando ter atitudes que possam prejudicar o ecossistema.

Respeitar as regras impostas pelas autoridades locais, não agredindo a flora e a fauna, não construindo em locais proibidos e tomando o devido cuidado com o lixo e o esgoto, fará com que a cidade de Búzios continue sendo um dos destinos mais encantadores do Brasil. Assim, todos poderemos aproveitar com tranquilidade esse paraíso. 

Curtiu o nosso conteúdo? Ele foi útil? Se você gostou de saber que esse destino que você costuma frequentar, ou pretende visitar em breve, está sendo cuidado, e que existem esforços contínuos envolvendo sociedade civil e governos para que a preservação ambiental em Búzios seja levada muito a sério, deixe seu comentário abaixo! Vamos lá!