Estrada Serramar: saiba mais sobre esse roteiro de praia e natureza

Quem está no Rio de Janeiro e gosta de passear nos finais de semana ou feriados curtos para aproveitar a natureza precisa pegar logo a estrada! Mais precisamente a Estrada Serramar: um trecho especial da RJ-142 entre Nova Friburgo e a Região dos Lagos que deixa qualquer viajante encantado.

A rota é perfeita para curtir paisagens exuberantes, respirar ar puro e, se possível, ir parando de tempos em tempos para apreciar as florestas no meio das montanhas e se banhar nas águas cristalinas que surgem como um presente.

Para descansar, você pode escolher hospedar-se em algumas das cidades desse circuito de ecoturismo brasileiro, como Teresópolis, Nova Friburgo, Mury, Lumiar, São Pedro da Serra, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Barra de São João, Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Ficou interessado, não é mesmo? Então acompanhe a leitura para saber mais sobre esse pedacinho tão especial do Rio de Janeiro!

A Estrada Serramar

A estrada segue o trajeto original percorrido pelo homem que desbravou essa área há 40 anos, o engenheiro e ex-prefeito de Nova Friburgo Heródoto Bento de Mello.

Além de prestar atenção na beleza das paisagens, é preciso que o motorista fique atento também ao caminho: a Estrada Serramar é muito estreita e sinuosa, sem acostamento nem estreitamento de pista. Por não ser uma estrada convencional, recomenda-se a velocidade de 50 km por hora.

Tranquilidade garantida

Parece que cada cantinho da Estrada Serramar foi realmente feito para encantar quem passa por ali.

Em meio à natureza, muitas vezes intocada, é possível descobrir verdadeiros refúgios de paz, perfeitos para caminhadas sem pressa e até mesmo de espiritualidade, visto que há opções até mesmo para o turismo esotérico.

Espaço para os esportes radicais

Quem quer aproveitar a natureza de uma forma menos tranquila vai curtir as possibilidades de esportes radicais que a Estrada Serramar oferece.

Os rios Macaé e Bonito possuem águas cristalinas perfeitas para a prática de rafting (descida veloz nas corredeiras), canoagem, mergulho, tirolesa, pesca esportiva e outras atividades.

Fora d’água é possível se divertir com modalidades como o arvorismo, o rapel e os passeios de montain bike pelas trilhas.

As melhores pousadas e restaurantes

É claro que um roteiro como esse não poderia deixar de oferecer hospedagens e refeições simplesmente inesquecíveis.

Seja nas cidades mais tranquilas, seja até as badaladas áreas praianas, o circuito Serramar está repleto de opções para atender aos mais variados gostos e bolsos.

Você pode curtir um vinho em um restaurante cheio de charme no clima das montanhas ou descansar com conforto e privacidade em uma pousada deliciosa na famosa cidade de Búzios.

Estabelecimentos que contam histórias

Além dos hotéis, pousadas e restaurantes, existem vários outros lugares no trajeto da Estrada Serramar que encantam os turistas e seus frequentadores. Por isso mesmo indicamos que o percurso seja feito sem pressa: quanto mais tempo você se dedicar a cada cidade e a cada pedacinho da estrada, mais encantos e histórias vai descobrir.

Preste atenção, por exemplo, nas fazendas, nos orquidários e nos alambiques que estão no caminho. E se encontrar oficinas de massas ou espaços de apicultura, piscicultura, chocolatarias e outros produtos naturais, não hesite em parar! O sabor dos alimentos e tudo o mais que você vai encontrar ali dentro valem muito a pena.

As praias

O destino de grande parte das pessoas que cruzam a Estrada Serramar é, sem dúvida, as praias.

Conhecidas por todo o Brasil (e até mundo afora, como é o caso de Búzios), as praias dessa região do Rio de Janeiro são realmente inesquecíveis, pois conseguiram manter muito de suas belezas naturais.

São praias repletas de natureza, sendo algumas até de difícil acesso e com características muito distintas: existem praias com águas mais quentes e mais frias, mais tranquilas e mais agitadas, com maior ou menor extensão.

Escolha o tipo de natureza que quer curtir e siga em direção à praia perfeita!

Com quem ir

Como acabamos de dizer, essa região praiana do Rio de Janeiro é bastante diversificada (e talvez, por isso ela atraia tantas pessoas diferentes).

Você pode ir com o seu par, escolhendo as trilhas mais românticas da estrada, aproveitando o clima das áreas mais montanhosas para curtir bons restaurantes e passeios a dois.

Também pode ir com as crianças e se divertir a valer com as opções de atividades oferecidas em meio a natureza, com as praias mais tranquilas ou com as duas opções! Em um final de semana, por exemplo, separe um dia para explorar a natureza com os pequenos e o outro para aproveitar a praia a vontade. As crianças, com certeza, vão voltar para casa animadíssimas e cheias de histórias para contar.

Mas se o seu passeio é com a turma, as opções de atrativos e lazer que as cidades da Estrada Serramar oferecem são bastante variadas. Como citamos mais acima, você pode optar por se aventurar com os esportes radicais (que agradam desde os mais iniciantes até os praticantes mais experientes); fazer um roteiro gastronômico, regado a boas cervejas, vinhos e muita conversa; ou pode curtir as praias tanto de dia quanto de noite: cidades como Búzios são famosas por suas noites repletas de agito e badalação.

Quando ir aos destinos da Estrada Serramar

Com tantas cidades tão próximas, porém, tão distintas, a Estrada Serramar aguarda os seus visitantes com agradáveis surpresas durante todo o ano.

No inverno, os passeios gastronômicos, as compras e os pontos turísticos de cada cidade são opções incríveis. No verão, as praias, os esportes e o ecoturismo fazem os seus dias serem inesquecíveis.

Além disso, quando você for, vale a pena dar uma olhada nos calendários das cidades para conferir se está acontecendo alguma festa caipira ou religiosa no local onde está indo. Elas são muito tradicionais, divertidas e, claro, repletas de quitutes.

Outros eventos que costumam fazer sucesso durante o ano são os Festivais de Verão, de Inverno e muitos outros. Fique atento para não perder essa chance!

Entre tantas opções incríveis, a Estrada Serramar é o destino perfeito para quem tem poucos ou muitos dias para descansar e passear. Além das cidades que fazem parte do circuito, a própria estrada já é um atrativo a parte e merece a sua atenção. Então na sua próxima oportunidade, siga direto para lá!

E ao chegar em Búzios, escolha por uma deliciosa pousada para se hospedar. Aqui nós explicamos porque as pousadas são as melhores opções de hospedagem na cidade.