Guia de viagem de carro no sudeste do Brasil: prepare as malas!

O litoral brasileiro é muito rico em belezas naturais — por toda a sua extensão, o que não faltam são belas praias e cenários paradisíacos. Para curtir tudo o que esses lugares têm a oferecer, o mais indicado é viajar de carro, parando nos pontos que desejar e contemplar a paisagem.

Além disso, há estradas cinematográficas que merecem ser percorridas. Para você conhecer um pouco do que encontrará pelo caminho, neste artigo vamos abordar dicas para fazer uma viagem de carro no sudeste do Brasil, em especial, no trecho Rio-São Paulo, que tem muito a oferecer ao viajante. Confira as informações e depois é só preparar as malas!

Faça paradas para observar a paisagem de um mirante

Ao percorrer o litoral do Sudeste do Brasil, com certeza você passará algumas boas horas em umas das rodovias mais bonitas do país: estamos falando da BR 101 ou Rio-Santos, como é mais conhecida. A estrada, que liga o litoral paulista ao fluminense, passa por diversas cidades litorâneas como São Sebastião, Ubatuba e Paraty — as são paisagens exuberantes, passando pertinho da praia e com muitos pontos de observação.

A dica para aproveitar melhor a viagem é percorrê-la durante o dia, devido à segurança — há muitas curvas no percurso — e também para conseguir fazer paradas estratégicas nos mirantes que se encontra pelo do caminho. Vale a pena parar o carro e observar a imensidão do mar azul.

Conheça as praias ao fazer uma viagem de carro no Sudeste do Brasil

Como já mencionamos no início, há praias maravilhosas para conhecer ao longo do caminho. Um dos destaques é Ubatuba, no litoral paulista, com várias praias que atendem desde quem deseja badalação até aqueles que querem apenas sossego. A última cidade antes de começar o litoral fluminense reserva muitas surpresas aos visitantes, como o Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas — vale a pena fazer uma visita e conhecer o trabalho.

Já quando o assunto são as praias do Rio de Janeiro, podemos destacar a charmosa Búzios, com águas cristalinas em temperatura agradável, a imperdível Rua das Pedras com diversos bares, lojas e restaurantes, e claro, a Orla Bardot, que tem o nome em homenagem a atriz francesa Brigitte Bardot, que ao visitar a cidade ficou absolutamente encantada.

Escolha uma opção de hospedagem aconchegante

Uma das vantagens de viajar de carro é poder fazer paradas nos momentos em que desejar para fazer uma refeição, observar a paisagem ou apenas alongar as pernas. Entretanto, na hora de escolher uma hospedagem, a dica é optar por uma pousada aconchegante e bem localizada para facilitar o deslocamento, principalmente se a ideia da viagem é percorrer várias cidades.

Além disso, o conforto é fundamental para poder seguir dirigindo com segurança, afinal, para pegar estrada com tranquilidade, é preciso estar bastante descansado e atento.

Tenha atenção aos pedágios

As viagens de carro geralmente implicam na cobrança de pedágios. E é importante o turista já está preparado para efetuar os pagamentos. A Rodovia Rio-Santos, por ser administrada pelo governo, não tem pedágios, mas em alguns momentos é comum encontrar trechos mal conservados.

Já no trecho entre São Paulo e Búzios, são cerca de 8 pedágios, somando em torno de R$70,00. Mas se a saída for do Rio de Janeiro, são apenas R$15,00. Para saber quanto pagará de pedágios e até mesmo consultar a melhor rota para sua viagem, sugerimos o site Viaje aqui.

Depois de fazer uma viagem de carro no Sudeste do Brasil a única certeza é a de que você vai querer voltar e conhecer melhor cada local pelo qual passou, não é mesmo? Aproveite e compartilhe este artigo nas redes sociais e divida as dicas com os seus amigos!