O melhor de Búzios: Rua das Pedras e Orla Bardot

Falar sobre as belezas de Búzios é algo que não se esgota. Sempre haverá um detalhe importante sobre a cidade que faremos questão de abordar aqui. Nosso desejo é que você fique a par de cada maravilha da Princesinha do Rio de Janeiro.

A cidade possui mais de 280 estabelecimentos gastronômicos, incluindo bares e restaurantes. Por ser litorânea, os frutos do mar ganham destaque, mas você pode desfrutar também de comida francesa, italiana e oriental, entre outras.

Em Búzios, você pode comprar artigos para sua casa, inclusive peças produzidas na região ou em outros locais do Brasil — e até do mundo. A moda praia também está presente nas lojas, com alguns modelitos inspirados na beleza única do local.

Neste post, especificamente, vamos falar de dois pontos turísticos fantásticos: a Rua das Pedras e a Orla Bardot. Além das iguarias gastronômicas, a variedade de lojas dá um charme especial à região. Com certeza, o melhor de Búzios. Confira!

Rua das Pedras

Um local em que você pode passear com a família, encontrar os amigos, conversar tranquilamente, namorar gostosamente, admirar a paisagem… Na Rua das Pedras você acaba se sentindo livre naturalmente.

A rua tem pouco mais de 600 metros de extensão e funciona como uma verdadeira “passarela” ao ar livre. Se você curte tomar “uma gelada” ou uma taça de vinho em meio a um clima agradável do litoral, pode visitar um dos bares do lugar.

Confira também as delícias dos restaurantes, dos cafés e das sorveterias, além das lojas de marcas conhecidas, dos artesanatos e de outros locais.

Durante o dia, e também à noite, a região é razoavelmente movimentada. Os passantes a preenchem em qualquer horário, e o comércio funciona até o início da madrugada. Enfim, trata-se de um lugar cheio de estilo, charme e elegância, com um ar que mistura a essência gringa e a nacional.

Por ali estão lojas com os últimos lançamentos da moda. Já pensou em fazer compras na Richards, Farm, Cantão, Osklen, Animale, Wöllner e Redley distante do estresse do trânsito e dos shoppings? Isso é possível na badalada rua de Búzios.

O local recebeu esse nome pelo estilo de pedra com o qual é calçado — pé de moleque, cortado verticalmente. Todos os anos, milhares de turistas transitam pelo local. O movimento fica mais intenso na alta temporada, sobretudo em feriados como réveillon e Carnaval.

Orla Bardot

Ir até a Orla Bardot é assegurar um passeio belo e maravilhoso. Você pode curtir a paisagem no conforto dos bancos ou decks de madeira espalhados. O chão é calçado em pedra e a vegetação da região arremata o ambiente.

É possível apreciar o mar da Armação com seus barcos coloridos, típicos. O calçadão, que foi instalado no ano de 1999, se estende por toda a Praia da Armação e garante um cenário cheio de paixão e elegância.

Você pode fotografar os casarões, as construções históricas, a comunidade de pescadores e as obras de arte que se transformaram em pontos de referência no local. Qualquer viagem à cidade pede uma caminhada pela Orla Bardot, seja pela manhã, à tarde ou à noite.

A escultura de bronze da atriz Brigitte Bardot (por isso o nome) sentada em uma mala é uma das principais atrações. Entretanto, existem outras obras de arte, como a estátua do ex-presidente Juscelino Kubitscheck e os Três Pescadores, assinados pela artista Christina Motta.

Compras com o glamour de Búzios

Na Travessa dos Arcos, você encontrará galerias muito charmosas, que formam uma pequena praça onde é possível tomar um café contemplando o lindo chafariz. Ali estão duas das principais marcas internacionais presentes na cidade: Vuarnet e Lacoste.

Sempre existem novidades na Praça Santos Dumont. Durante a noite, é montada uma feirinha, onde você pode comprar quadros, objetos de decoração, tapeçarias e também bijuterias. Espere encontrar tudo muito colorido.

E, para quem gosta de algo mais sofisticado, uma das lojas mais tradicionais é a Âmbar, também na Travessa dos Arcos. São dois andares repletos de peças únicas oriundas de todo o mundo: louças chinesas, cerâmicas turcas, tapetes indianos e muito mais!

Os sabores do mundo em uma só cidade

Origens

A culinária de Búzios reúne um pouco de cada parte do mundo. Você vai encontrar, principalmente, restaurantes franceses, japoneses, espanhóis e italianos.

Isso porque um grande número de estrangeiros visitou o balneário — pretendendo passar apenas alguns dias — e resolveu fixar residência diante da beleza apaixonante do local. Essas influências incrementaram os pratos de frutos do mar, uma vez que, originalmente, Búzios era uma ilha de pescadores, cercada por diversas praias.

Restaurantes

O sofisticado Restaurante Cigalon está instalado na casa onde Brigitte Bardot se hospedou no período em que esteve em Búzios, nos anos 60. A renomada chef argentina Sonia Persiani, inspirada na culinária francesa, assina os pratos servidos num ambiente muito aconchegante.

Para quem prefere badalação, o Bar do Zé é um restaurante muito estiloso. O requinte começa com a iluminação de velas e o capricho das toalhas nas mesas coloridas. São servidos risotos, como o de camarão com brie, aspargos e azeite de trufas. Você também pode saborear deliciosos peixes, massas frescas e carnes.

Na Orla Bardot estão o restaurante Salt e suas mesinhas, que ficam em um deck de frente para o mar. O chef Ricardo Ferreira assina os pratos, que são inspirados na culinária mediterrânea.

Já o tradicional Satyricon é perfeito para quem aprecia frutos do mar fresquíssimos. No mesmo ambiente, você pode saborear uma autêntica pizza italiana, assada em forno a lenha na pizzaria Capricciosa.

Aliás, quando o assunto é pizza, existem diversas opções de restaurantes próximos. Dentre eles, a pizzaria e grill Peixe Vivo e o Buda Beach Bar. Este último conta com imagens de Buda e cascatas espalhadas pelo ambiente.

Na Estância Don Juan, você pode ver um show de tango toda terça-feira e saborear produtos argentinos ou uruguaios, desde carnes até vinhos e doce de leite. Se você é fã da culinária japonesa (e também de música eletrônica), encontrará uma combinação perfeita no Captains Bar.

Opções para a sobremesa

E não faltam opções para a sobremesa. A Mil Frutas é especialista em delícias geladas de cheese cake e goiabada com queijo. Já no Sorvete Itália você terá sempre novidades do mundo dos sorvetes.

E, para curtir o entardecer, vá ao Maria Maria, um aconchegante café na Rua das Pedras onde servem a famosa torta de chocolate com banana!

Não se esqueça: se você quer conhecer o melhor de Búzios, a Orla Bardot e a Rua das Pedras precisam entrar no cronograma de sua viagem. Quer ficar sempre por dentro dos melhores destinos para programar os próximos passeios? Assine a nossa newsletter!