O que levar na mala em uma viagem para a praia?

Preparar as malas é uma das coisas mais importantes que antecedem o momento da viagem. A bagagem precisa estar adequada ao tempo que você pretende permanecer no destino e, ainda, ser planejada de acordo com o clima e as atrações do local.

Por isso, é preciso preparar tudo com antecedência para não descobrir que esqueceu alguma coisa quando chegar lá.

Para ajudá-lo, selecionamos algumas dicas sobre o que levar em uma mala para viagem de praia, mostrando que essa tarefa não precisa ser um bicho de sete cabeças. Continue a leitura e aproveite o passeio!

Como não esquecer nada?

Mesmo que você esteja indo para a praia justamente para relaxar e não precisar se preocupar com nada, é interessante fazer um planejamento das atividades que pretende realizar durante a viagem.

Assim, saberá exatamente o que levar, e a chance de esquecer algo importante será menor. Por exemplo, se os seus planos incluírem a prática de algum esporte, você provavelmente terá que levar um par de tênis e roupas adequadas.

Depois que seu planejamento estiver pronto, faça uma checklist com tudo o que você precisará durante a viagem, além dos pertences mais básicos. À medida que for arrumando a mala, marque os itens que já guardou. Assim, você consegue manter um controle sobre o que ainda falta colocar na bagagem e não deixa nada para trás!

Para ter mais sucesso nessa missão, evite fazer a mala na última hora. Essa é uma tarefa que deve ser executada com calma e com tempo dias antes da sua viagem.

Mas, afinal, o que levar em uma mala para viagem de praia?

Enquanto algumas pessoas precisam encher a bagagem para se sentirem seguras e confortáveis, outras se contentam com uma lista básica de pertences. Independentemente dessas diferenças, existem itens que são indispensáveis a qualquer perfil de viajante. Veja o que levar para um destino praiano:

Itens de proteção

Primeiro, lembre-se dos itens mais importantes, como o protetor solar. O produto é indispensável no dia a dia e, em uma viagem à praia, ele se torna obrigatório para evitar a insolação!

Escolha um protetor solar com FPS (Fator de Proteção Solar) adequado ao seu tipo de pele e, então, faça a primeira aplicação 30 minutos antes de se expor ao sol. Não esqueça de reaplicá-lo sempre que sair da água ou quando transpirar muito.

Se o que você quer é pegar uma corzinha, escolha um bronzeador de boa qualidade e alie o seu uso com um bom protetor solar! Os dois produtos atuam de forma diferente, mas um não impede a ação do outro. Por isso, cuide muito bem de sua pele para não sofrer com o “efeito descascado” acompanhado de ardência e vermelhidão.

Os lábios, o couro cabeludo e as madeixas também precisam de atenção para que não sofram com a exposição ao sol. Portanto, inclua na mala um protetor labial e um protetor térmico para cabelos.

Acessórios de praia

Ainda para se proteger dos raios solares, leve também um chapéu de praia. Ele não só evita o contato direto do seu rosto com o sol, como também deixa qualquer mulher com um visual glamouroso. Além disso, dependendo da praia que você for visitar, nem sempre poderá contar com um guarda-sol, não é mesmo?

Tão importante quanto o chapéu são os óculos de sol, já que protegem os olhos da luz e dos reflexos que ela provoca na areia e na água do mar. Porém, é preciso tomar cuidado com o modelo escolhido se você quiser desfrutar de todos esses benefícios. O ideal é procurar óculos com proteção contra os raios UVA e UVB.

Roupas de banho

Não se esqueça das roupas de banho. O ideal é levar pelo menos duas peças ou combinações, pois assim você terá uma opção extra quando um dos conjuntos estiver molhado. É claro que a quantidade ideal de roupas de banho pode variar de acordo com o tempo que você pretende ficar no local de destino.

Lembre-se, também, de levar uma saída de praia — que pode ser um vestido ou até mesmo uma canga — para usar naqueles trajetos feitos entre o local em que você está hospedado e a praia.

Essas peças são ótimas, já que você pode vesti-las para ir às lojinhas e restaurantes antes ou depois do passeio na praia, sem precisar se preocupar com a troca de roupas. E, por falar em canga, esse é um item essencial se você é daquelas pessoas que adoram se estender na areia para pegar uma cor!

Roupas para o cotidiano

Para os momentos fora da praia, leve roupas que sejam leves, confortáveis e fresquinhas, como camisetas, vestidos, shorts e bermudas. Pense que a exposição ao sol deixa a pele mais sensível, e você não vai querer nenhum tecido grudando nela, não é mesmo?

Para não levar muita coisa, priorize roupas versáteis e peças que possam ser combinadas para criar looks diferentes. Assim, você evita carregar uma mala enorme.

Mesmo que você esteja indo para uma cidade litorânea, é bom levar pelo menos uma blusa de frio e uma calça — que não sejam tão quentes — apenas por precaução, pois nunca se sabe quando o tempo pode mudar.

Escolha também calçados confortáveis, como chinelos e sandálias baixas. E não se esqueça das roupas íntimas — evite aquelas que apertam muito a pele —, do pijama e da toalha de banho.

Se você faz parte do time de pessoas esportistas e que gostam de fazer exercícios físicos em qualquer lugar, não deixe de levar um par de tênis, meias e roupas adequadas para a atividade que você pratica.

Produtos de beleza e higiene

Os cosméticos também não podem faltar! Leve shampoo, condicionador, creme de pentear, escova de cabelo, escova de dentes, creme dental, creme hidratante, sabonete para o corpo e para o rosto, desodorante e perfume. Praia e maquiagem não combinam, mas se não quiser sair à noite “de cara lavada”, leve produtos mais básicos e demaquilante.

Para limpar as mãos ou o rosto na hora de comer — ou até mesmo para reaplicar o protetor solar —, um item coringa é a caixa com lenços umedecidos. Pode até ser uma marca indicada para bebês, pois traz lencinhos suaves que não agridem a pele que já está sensível devido aos efeitos do sol.

Ainda na categoria de beleza e higiene, inclua uma água termal. Seja aplicada na praia, no pós-banho ou antes da maquiagem, essa água tem o poder de acalmar e de revitalizar a pele, devido à sua composição rica em sais minerais.

Medicamentos

Leve uma pequena necessaire com os medicamentos que você costuma tomar, além de remédios básicos para problemas que podem surgir sem nenhum aviso, como febre ou dores de cabeça e de estômago.

Afinal, você não sabe quando poderá contar com uma farmácia, principalmente se for viajar para uma cidade desconhecida.

Não deixe de levar um repelente para evitar picadas de mosquitos — que são muito frequentes nas cidades litorâneas brasileiras — e, se achar necessário, inclua na mala um kit básico de primeiros socorros, contendo gaze, algodão, curativos e um pequeno frasco de soro fisiológico.

Alimentos para beliscar

Dependendo da praia em que estamos, nem sempre podemos contar com quiosques ou restaurantes. Por isso, leve na sua bolsa de praia alguns snacks que garantam saciedade naqueles momentos de fome.

Opte por alimentos leves e que não estraguem com o calor, como frutas frescas ou secas, barrinhas de cereais e biscoitos. Não se esqueça da garrafa de água mineral que é fundamental para manter a hidratação no clima quente.

Leve, ainda, uma sacola plástica para recolher todas as embalagens dos alimentos e das bebidas engarrafadas que você consumir, afinal, todo mundo quer uma praia limpa e sem sujeira na areia.

Cadeira de praia

Não entra na mala, mas sim no porta-malas! Se você estiver viajando de carro, levar uma cadeira de praia pode fazer a diferença nos seus dias de descanso.

Como nem todas as praias oferecem cadeiras e guarda-sóis a seus frequentadores — principalmente no caso de praias mais preservadas, que costumam ser as mais bonitas —, precisar sentar na areia quente, mesmo com uma canga, pode ser um incômodo nos dias de muito sol.

Por isso, se possível, inclua uma cadeira entre os seus itens de viagem. E não precisa ser um modelo muito grande: atualmente, existem diversas opções de cadeiras e banquinhos dobráveis que ocupam pouco espaço no bagageiro.

Equipamentos eletrônicos

Para não correr o risco de ficar sem seu celular durante o dia na praia, coloque na mala um carregador portátil e um cabo extra. Não se esqueça também da sua câmera fotográfica e de um cartão de memória com espaço disponível, afinal, você não pode deixar de registrar os melhores momentos da viagem!

Por fim, pense no que é mais importante em uma viagem à praia: a sua vontade de viver experiências únicas, conhecer novos locais e pessoas e, acima de tudo, se desconectar da correria do dia a dia que leva na cidade para, simplesmente, relaxar.

Agora que você já sabe o que levar em uma mala para viagem de praia, entre em contato conosco e conheça as opções para transformar sua estadia na praia em uma experiência única e inesquecível!