Passeio de Escuna em Búzios e Sua Fauna Marinha

Passeio de Escuna em Búzios e Sua Fauna Marinha

Quem vai ao litoral geralmente já cogita a hipótese de fazer alguns passeios pelo mar, sejam eles mergulhos, andar de barco, jet ski… Enfim, existem inúmeras possibilidades.

Em Búzios não é diferente! Os turistas que aqui chegam se encantam pelas belezas e claro, por nossas praias. Por isso hoje viemos falar de uma opção que está entre as preferidas de quem passa por aqui: Passeio de Escuna!

 

Quais são as atrações?

Além de proporcionar uma programação diferente para uma manhã ou tarde, um passeio de escuna em Búzios, ainda é algo que pode ser feito em grupo, família, etc. As atrações são as belezas, as águas que encantam e claro, a fauna marinha!

Com capacidade média para 40 pessoas, as escunas são comandadas por pessoas capacitadas para esse trabalho e oferecem segurança.

A fauna marinha em Búzios é uma das mais ricas do país e, optando por essa aventura você pode esperar encontrar:

Aves: Gaivotas são facilmente vistas, apresentando cor branco e preto e bico amarelo. Geralmente estão a procura de restos de peixes para se alimentar e não apresentam riscos.

Outra ave que se apresenta nesses passeios são os atobás. Podem chegar a 1,75m de envergadura e descem dos ares para o mar em busca de alimentos, geralmente sardinhas e peixes pequenos.

Golfinhos: Um dos preferidos dos visitantes, principalmente crianças. Animais do mar, não são tão comuns de ver, mas não é impossível. Se ver um grupo de embarcações reunidas em alto mar, pode ter esperança de que estejam observando grupos de golfinhos.

Vale tentar fotos e vídeos, afinal realmente é um momento muito emocionante e privilegiado!

Tartaruga: Elas são famosas e costumam aparecer para quase todos visitantes nos passeios durante o dia!

 

É possível ver baleias em Búzios?

Essa é uma pergunta comum para quem vai fazer um passeio de escuna ou algum outro passeio em alto mar. Sabemos que as baleias causam muita expectativa em quem admira a beleza dos animais marinhos. Infelizmente não é possível garantir que elas aparecerão, mas a chance existe e é grande! Os responsáveis pelas embarcações já sabem como devem agir caso avistem um desses animais (que podem estar acompanhados), sempre pensando em não espantar e não atrapalhar a vida marinha natural.

Segundo o blog Búzios Blog, as mais comuns de ser ver são:

Baleia Franca: Chega à península nos meses de Agosto, Setembro e Outubro. São raras essas aparições, mas já vi fêmeas amamentando seu filhote em frente a Praia Brava.

Baleias Jubarta: Vistas com frequência entre Julho e Agosto migrando para ao norte de Brasil nas cercanias das Ilhas Gravatás e Âncora.

Baleias de Bryde: Nossas vizinhas, elas moram na região o ano todo, é freqüente vê-las do mirante de João Fernandes e da Praia do Forno e dos barcos que realizam o passeio em mar aberto. Mas com menor freqüência aparecem na enseada de Búzios, em João Fernandes, Ilha Branca, já as vi até entre os barcos na Praia dos Ossos. Em breve publicarei um post exclusivo sobre elas.

Como contratar o passeio?

Existem alguns pontos de saída das embarcações comuns e seus horários costumam ser fixos.

O passeio saindo da praia da Armação normalmente pela manhã e início da tarde o roteiro conduz às praias dos Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga, Amores, Virgens e do Canto, além das ilhas Branca e Feia. O preço varia conforme a época do ano e a rota tem duração média de 3 horas.

 

Se você ficou curioso para conhecer uma das mais belas praias do litoral fluminense, não deixe de fazer sua reserva em nossa pousada e assinar nossa newsletter! Temos sempre um conteúdo novo para te inspirar a vir conhecer Búzios! E se tiver alguma dúvida ou curiosidade, deixe nos comentários.