Praia Brava em Búzios: 3 atrativos para quem deseja conhecê-la

Sendo uma das praias mais próximas da ponta da península de Armação de Búzios, a Praia Brava é, também, uma das mais belas desse município fluminense. Ela fica a cerca de 25 minutos a pé ou 10 minutos de carro da famosa Rua das Pedras, mas é no final da Rua da Praia que se inicia a pequena descida para chegar à Praia Brava em Búzios.

A Praia Brava tem cerca de 650 metros de extensão e é dividida ao meio por uma formação rochosa. O deslocamento entre as duas faixas de areia pode ser facilmente feito a pé. A parte esquerda da praia é mais movimentada e hospeda restaurantes à beira-mar; a parte direita, também chamada de Praia Bravinha, é mais deserta.

Como o próprio nome indica, as águas da Praia Brava são bastante agitadas, com muitas ondas. Contudo, o lado direito dessa enseada tem um mar mais calmo. Assim, acaba agradando tanto a surfistas, quanto a banhistas e mergulhadores.

A Praia Brava praia oferece uma experiência reservada e, ao mesmo tempo, opções de restaurantes e quiosques, alguns deles muito luxuosos. Continue acompanhando este texto para descobrir 3 atrativos desse incrível lugar!

1. Tenha exclusividade e sofisticação

Cercada por paredões rochosos, a Praia Brava apresenta uma beleza natural selvagem, com um lindo mar aberto azul, de ondas fortes e águas frias e cristalinas. Como é mais isolada que outras praias na região e o seu mar é agitado, muitos banhistas, em especial as famílias com crianças, preferem outras enseadas. Assim, essa praia acabou se tornando um local mais reservado e também sofisticado.

A Praia Brava atrai, principalmente, visitantes que buscam exclusividade sem abrir mão de uma boa infraestrutura de restaurantes à beira-mar, com opções de espreguiçadeiras, guarda-sóis e um bom atendimento na praia.

Ali se encontra o glamouroso restaurante e lounge Silk Beach Club, que serve bebidas, petiscos e refeições, além de ter uma área de piscina e um espaço para eventos. Frequentemente é palco de baladas animadas, com várias atrações musicais.

Ao lado, o Rocka Beach Lounge & Restaurant não fica atrás em sofisticação. Oferece uma cozinha mediterrânea, com vários ingredientes orgânicos e produtos refinados, como ostras e champanhes. Também recebe eventos de pequeno porte, como jantares e casamentos intimistas. No verão, o restaurante fica aberto de dia e à noite.

A música dos bares cria uma atmosfera agradável e torna o lugar perfeito para curtir com os amigos ou em casal, assim como apreciar o entardecer, paquerar e aproveitar a perfeita combinação de uma bela paisagem, gente bonita, comidas e bebidas de qualidade, música boa e muito conforto.

2. Encontre tranquilidade ou badalação na Praia Brava em Búzios

Como já dito, a Praia Brava é uma excelente opção para quem busca luxo. Contudo, esse local versátil também pode ser do agrado de visitantes com outros perfis. Geralmente, estão disponíveis algumas tendas que vendem petiscos e bebidas para aqueles que não desejam ficar no Silk ou no Rocka.

Além disso, como o lado direito do local apresenta um espaço menos movimentado, é um bom destino para quem busca mais tranquilidade e prefere fazer um piquenique na praia, sendo uma opção romântica e mais reservada. Ambiente de mais silêncio e sossego, a Praia Bravinha é ideal para nadar, ler um livro ou simplesmente relaxar e apreciar a beleza selvagem do lugar.

Mesmo não contando com a estrutura dos bares da faixa de areia da esquerda, a praia da direita também costuma apresentar opções de aluguel de cadeiras e guarda-sóis, em especial na alta temporada. Na baixa temporada, pode ser melhor levar suas próprias coisas.

A Praia Brava é também o destino certo para quem quer aproveitar o melhor dos dois mundos e não gosta de ficar em um mesmo local o dia inteiro. É possível curtir alguns momentos de luxo e badalação e, depois, com uma curta caminhada pela areia, fugir para o lado mais vazio e tranquilo da praia.

Para quem quer uma experiência ainda mais diferente, a praia naturista — ou nudista — Olho de Boi está a menos de um quilômetro dali e seu acesso é por meio de uma trilha que sai da Praia Brava. Esse paraíso escondido, bem preservado e muito reservado é uma das poucas praias de naturismo no estado do Rio de Janeiro.

3. Pratique vários tipos de atividades físicas

Para quem busca uma praia brava em Búzios, com um mar agitado e ondas perfeitas para o surfe, essa é uma excelente opção. A Praia Brava também é ótima para a pesca e para a prática de atividades físicas na areia, como o frescobol e até mesmo partidas improvisadas de vôlei e futebol.

Não há quadras para isso, mas a faixa menos movimentada do lado direito da praia oferece o espaço necessário para a prática descontraída desses esportes.

O mar ideal para surfar depende muito do vento, mas o lado esquerdo da Praia Brava é, com frequência, a melhor opção para a prática do surfe na cidade fluminense. Embora a Praia de Geribá também atraia muitos amantes do surfe e do bodyboard, a Praia Brava tem a vantagem de não ser tão badalada quanto a famosa Geribá e, assim, oferecer mais tranquilidade para aqueles cuja prioridade é pegar ondas.

Também tem ganhado espaço no local o bodyboard, uma espécie de surfe em que os praticantes ficam deitados ou com um joelho sobre uma prancha de tamanho menor. Além dessas atividades, a pesca de linha também é popular no local, já que a vida marinha na Praia Brava é muito rica. Já o mergulho é mais comum em outras praias, de águas mais calmas.

Seja, portanto, sofisticação, tranquilidade, badalação ou atividades físicas o que você busca, a Praia Brava em Búzios é uma visita imperdível! Assim como acontece com muitos dos visitantes desse refúgio natural, é muito provável que ela acabe se tornando a sua praia preferida na cidade.

Gostou deste texto? Então continue acompanhando nossas postagens sobre Búzios, suas belas praias e seus inúmeros outros atrativos: curta agora a nossa página no Facebook!