Praia João Fernandes em Búzios: saiba mais sobre esse destino incrível

Dentre as praias que fazem parte do cenário paradisíaco do Rio de Janeiro, a Praia João Fernandes em Búzios acaba tendo um destaque especial: além de atrair estrangeiros —principalmente nossos vizinhos argentinos —, ela tem uma origem um tanto quanto misteriosa, com uma beleza certeira que merece a visita.

É pensando nisso que, no post de hoje, vamos contar um pouco da história de uma das praias mais bonitas e famosas de Búzios, explicando ao leitor como chegar, o que fazer, onde comer e onde se hospedar no local. Acompanhe!

Como chegar?

A praia fica a dois quilômetros do centro de Búzios, em frente à Ilha Branca, e é o destino ideal para quem gosta de curtir uma boa música ao vivo e saborear petiscos em frente ao mar.

É possível chegar de carro, pela rua João Fernandes, ou ainda ir caminhando pela Orla Bardot até chegar à Praia dos Ossos. Nessa última, o acesso se dá por uma escadaria ou pelo táxi marítimo, que também sai da Praia de Armação de Búzios.

Quem foi João Fernandes?

O nome da Praia de João Fernandes foi dado em homenagem a um navegador português que esteve em nosso litoral nos anos seguintes ao Descobrimento do Brasil.

Todavia, ainda que essa seja uma das praias mais conhecidas e visitadas de Búzios, continua-se sem se saber ao certo o motivo pelo qual ela ganhou o nome desse navegador.

São duas as principais especulações: algumas fontes dizem que o navegador utilizava a praia para se defender de ataques de índios e piratas, e talvez por esse motivo acabou ganhando notoriedade. Outras, no entanto, dizem que foi nessa praia que João Fernandes foi condenado a morrer no tronco pelo crime de pescar nas águas de Búzios.

Mesmo sem uma confirmação precisa sobre a origem do nome ou sobre o destino de João Fernandes, já conseguimos perceber o porquê desse pequeno pedaço de terra ter atraído estrangeiros desde muito tempo.

Começando com o português João Fernandes e passando pela atriz francesa Brigitte Bardot, que fez moradia em Búzios e se tornou ícone na cidade, hoje, a Praia de João Fernandes é um dos destinos preferidos de muitos turistas que marcam presença em todos os meses do ano.

Quais os atrativos da Praia João Fernandes em Búzios?

Uma das queridinhas de quem sonha com um casamento a beira-mar, a Praia João Fernandes possui águas cristalinas e um visual de tirar o fôlego. Com restaurantes e quiosques na praia, o destino conta também com um mar calmo e de águas mornas, com areia branca e fina — típico cenário cinematográfico.

Já para quem prefere um ambiente mais tranquilo, a praia vizinha João Fernandinho é menor e menos movimentada, mas igualmente linda. Para chegar nesse pequeno pedaço do paraíso, é necessário subir uma escadaria com algumas dezenas de degraus, mas nada que não valha o esforço.

A praia também é muito procurada por famílias com crianças, já que o mar é calmo e lugares com sombra não faltam. No entanto, por se tratar de uma das praias mais badaladas de Búzios, o ideal é chegar cedo para garantir um espaço protegido do sol.

O que fazer na Praia João Fernandes em Búzios?

Quem vai até João Fernandes deve aproveitar a oportunidade para conhecer o mirante, que proporciona uma vista maravilhosa. De cima, é possível ver os tons de azul do mar e a faixa de areia branca em formato de semicírculo. Depois de descer, uma das opções é fazer um passeio de buggy ou de escuna antes de relaxar.

Já para quem gosta de um pouco mais de aventura, mergulhar com snorkel e observar as belezas do mar é uma atividade quase obrigatória, já que bem próximo à praia há uma pedra submersa, o que torna o local ideal para observação. Além disso, as águas cristalinas permitem ver os mais variados peixes que se encontram por ali.

Outra atividade muito legal para se fazer, principalmente para quem estiver com crianças, é alugar caiaques e passear pelo mar calmo de João Fernandes. Já os mais jovens podem praticar ski e windsurf, se divertir com o banana boat ou dar uma volta com os barquinhos a pedal.

Por lá, opções de passeio não faltam, com programações que interessam a casais, famílias e grupos de amigos.

Onde comer?

Não apenas as praias fazem parte dos principais atrativos de Búzios, mas também as variadas opções gastronômicas presentes no Balneário. Por estar um pouco mais afastada do centro, a praia de João Fernandes possui menos variedades de bares e restaurantes, mas nada que vá deixar os visitantes na mão.

Para quem preferir se deslocar um pouco mais, o Baroque Culinária Europeia é um dos restaurantes mais bem avaliados no Trip Advisor e fica a apenas 20 minutos de distância de carro. Outra alternativa é o Nami Gastrobar, que serve peixes e frutos do mar e fica localizado próximo à praia do Geribá.

Onde se hospedar?

A Praia João Fernandes possui vários hotéis e pousadas, sendo recomendado pesquisar bem antes de reservar.

Como a região é montanhosa, algumas opções de hospedagens estão próximas à praia, mas nem por isso oferecem vista para o mar. Contudo, uma vez que Armação de Búzios não é uma cidade tão grande, a maioria delas têm fácil acesso a todas as praias da região, o que facilita muito a escolha e o deslocamento durante os dias da viagem.

Por esse motivo, não é necessário se preocupar tanto com as distâncias entre as pousadas e as praias, já que muitas podem ser acessadas até mesmo caminhando.

A Pousada Bucaneiro, por exemplo, é uma excelente pedida para quem vai viajar para Búzios. Localizada a apenas dois quilômetros da Praia João Fernandes, com uma agradável caminhada de 30 minutos já é possível esticar as pernas na areia e aproveitar a vista. O caminho pode ser feito tanto pela Estrada da Usina Velha quanto pela Orla de Bardot, e ambos valem o passeio.

Gostou do artigo de hoje e ficou ansioso para conhecer a famosa Praia João Fernandes em Búzios? Então entre em contato com a Pousada Bucaneiro através do site ou página do Facebook e saiba mais sobre esse destino!