Quem foi Brigitte Bardot? Conheça aqui!

Atriz, cantora e sex symbol: são várias as faces de uma Brigitte só. Sua sensualidade vinha da mistura de corpo perfeito e personalidade marcante. Brigitte Bardot é um ícone do cinema, das artes, da moda e da luta pelos direitos dos animais.

Há mais de 50 anos, essa estrela conhecida internacionalmente apresentou Búzios ao mundo e, desde então, o turismo cresceu na cidade — que se tornou um dos destinos mais procurados e sofisticados do litoral brasileiro.

Preparamos este artigo para contar um pouco sobre a vida de Brigitte Bardot e a sua relação com Búzios. Vamos conferir?

La dame Bardot

No dia 28 de setembro de 1934, em Paris, nascia a grande estrela Brigitte Anne-Marie Bardot. A atriz e cantora francesa, também conhecida por suas iniciais (BB), se tornou uma figura pública de fama internacional, principalmente pelos seus trabalhos nos anos 50 e 60.

Em 1960, Brigitte Bardot foi considerada pela revista americana Time uma das 100 personalidades mais influentes da história da moda no mundo. BB também gravou dezenas de discos e atuou em mais de 50 filmes. Após deixar a vida pública de lado, ela se tornou ativista dos direitos dos animais.

La dame Bardot teve quatro maridos. O primeiro casamento foi em 1952, com o cineasta Roger Vadim. Em 1959, ela se casou com o ator Jacques Charrier, com quem teve seu único filho, Nicolas-Jacques Charrier.

Seu terceiro marido foi o multimilionário alemão Gunter Sachs, com quem se uniu em 1966. Já aos 58 anos, em 1992, seu 4º casamento foi com o ex-conselheiro do político francês Jean-Marie Le Pen, chamado Bernard d’Ormale.

Protetora dos animais

Em 1977, BB denunciou o massacre de bebês focas no Canadá: o caso teve repercussão mundial. Depois desse episódio, Bardot continuou na luta em prol dos animais e, em 1986, criou a Fondation Brigitte-Bardot (FBB). No ano de 1992, o governo francês reconheceu sua fundação como utilidade pública. Em 1995, Dalai Lama foi nomeado membro honorário da FBB.

De 1989 a 1992, Brigitte Bardot voltou às telas para apresentar a série S.O.S. Animaux. Já em 1996, escreveu o livro autobiográfico “B.B. Memoiren”, no qual conta sua história de vida e defende a causa animal.

Brigitte Bardot e o Brasil

Em janeiro de 1964, a atriz francesa desembarcou no Rio de Janeiro para aproveitar as férias na companhia de seu namorado da época, o produtor marroquino Bob Zagury. Após ser perseguida pela imprensa, ela resolveu fugir para uma vila de pescadores — que era o 3º distrito de Cabo Frio, na região dos Lagos do Rio, conhecida como Búzios.

Foi em Búzios que Bardot encontrou o sossego que tanto procurava. Nesse lugar, ela viveu uma rotina tranquila, longe dos holofotes. A artista ficou tão apaixonada por aquela vila de pescadores que permaneceu em Búzios por mais de três meses.

Durante sua estadia, ela ficou hospedada na casa de André Mourasieff — representante das Nações Unidas no Brasil e amigo de Bob —, na Praia de Manguinhos. Em dezembro de 1964, Brigitte voltou a Búzios para passar Natal e Réveillon, porém a imprensa não a deixou em paz. Sentindo-se incomodada, ela resolveu ir embora (a viagem durou menos de um mês).

Embora jamais tenha voltado a Búzios, aquela vila de pescadores permaneceu nas lembranças da atriz, que sempre relembra sua estadia na cidade. Brigitte Bardot chegou até a gravar uma canção, em português, chamada Maria Ninguém.

A carta para Búzios

Em 2014, Brigitte Bardot enviou uma carta a Búzios agradecendo a homenagem que recebeu durante a 1ª Mostra Búzios-France, em que foram exibidos o documentário “A Búzios de Bardot” e quatro de seus filmes: “Garota Levada”, “E Deus Criou a Mulher”, “Vem Dançar Comigo” e “O Desprezo”.

No documento, a atriz declara o seu amor pela cidade carioca. Veja:

“La Madrague St. Tropez

Novembro de 2014

Viva Búzios! Foi nesta pequena cidade perdida e desconhecida que eu fui mais feliz. Não tinha nada, nem mesmo eletricidade — mas paisagens sublimes e selvagens, e praias desertas, praias de sonho! ‘Feradura’, ‘Juan Fernandes’! Mas isso foi há muito tempo… Hoje Búzios mudou, como St. Tropez, e virou um balneário que está na moda, conhecido no mundo inteiro e muito badalado! Estou muito orgulhosa de inaugurar esta Mostra 2014, que exibirá 4 filmes meus. Tenho um grande amor pelo Brasil e pelos brasileiros, sou como eles, gosto de dançar, cantar, gosto do sol, do mar e, mais do que tudo, gosto dos animais, não se esqueçam disso. De longe mando todo o meu amor… ‘Me gusta de você’!

Brigitte Bardot”

As recordações

Em fevereiro de 2017, numa entrevista exclusiva para o site RFI, Brigitte Bardot relembrou com carinho sua estadia no Brasil. Ela disse que, enquanto esteve em Búzios, viveu como Robinson Crusoé, personagem de um romance escrito por Daniel Defoe. O livro conta as aventuras de Robinson, que passou 28 anos vivendo em uma ilha tropical.

Acompanhe um trecho da entrevista feita com a atriz:

“Guardo recordações únicas. Uma lembrança mágica, magnífica. Na época, era apenas uma aldeia de pescadores sem água encanada ou eletricidade. Vivíamos como Robinson Crusoé, em praias selvagens e desertas”.

Eterna Brigitte Bardot

Brigitte Bardot apresentou Búzios ao mundo. Depois de sua temporada, a então pacata vila de pescadores se transformou em um ponto turístico internacional. BB se tornou um mito na cidade! Em homenagem ao que representa para Búzios, ela foi eternizada por uma escultura, um tema de samba e uma das orlas, que carrega seu nome.

Ao visitar o local, você pode aproveitar para conhecer a Orla Bardot e apreciar a Praia da Armação, observando a vegetação, o mar e os barcos. Caminhando por lá, é possível encontrar um calçadão com construções históricas, bancos e decks, a comunidade de pescadores e a estátua de Brigitte Bardot, feita pela escultora Christina Motta.

“Brigitte Bardot, Bardot, Brigitte beijou, beijou. Lá dentro do cinema, todo mundo se afobou”. Esse é um trecho do samba “Brigitte Bardot”, composto por Miguel Gustavo, na voz do cantor Jorge Veiga, em homenagem à BB.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das novidades? Então, siga-nos nas redes sociais (Facebook , Instagram e Twitter) e acompanhe as melhores dicas sobre Búzios e seus encantos!