Quero viajar! 10 sinais de que você precisa fazer uma viagem

Viajar é uma atividade com muitos benefícios, principalmente para nossa saúde física e mental. Se você volta e meia pensa: “Quero viajar!”, mas sempre acaba postergando a próxima aventura, este texto é para você.

Está comprovado cientificamente que viajar traz mais felicidade do que adquirir bens materiais. Um estudo realizado por uma Universidade de Nova York comprovou que gastar dinheiro com experiências traz mais realização pessoal.

Uma viagem pode até trazer algumas dores de cabeça momentâneas, como um ônibus atrasado ou um bronzeado além da conta, mas ficar muito tempo em casa, sem viajar, traz consequências bem piores para a nossa felicidade e bem-estar.

Por isso, trouxemos 10 sinais de que você precisa fazer uma viagem. Confira!

1. A sua rotina matinal tem sido cada vez mais penosa e demorada

O despertador toca, e você aperta a opção de “soneca” inúmeras vezes. Você gosta do seu trabalho, mas ultimamente tem sido cada vez mais difícil sair da cama bem-disposta.

Quando por fim levanta, acaba fazendo tudo com má vontade e demora mais do que o normal para ficar pronta e ir para o trabalho. Todos temos de trabalhar para viver, mas a grande questão é: o quanto você está deixando de viver por causa do trabalho?

A rotina profissional é exaustiva, e muitas vezes o desânimo aparece antes mesmo das próximas férias. Recuperar as energias e ter um tempo para si é imprescindível. Se você está cansada a esse ponto, uma viagem de fim de semana pode ser revigorante.

2. Você perde um bom tempo olhando as fotos de viagens dos seus amigos

Ao chegar no trabalho, em vez de começar as tarefas do dia, você se pega por longos minutos admirando as fotos dos amigos que estão viajando.

Provavelmente, até se pergunta: por que não sou eu nessa piscina? Você não resiste e clica para ver em quais cidade e hotel ele está e fica ainda com mais vontade de se teletransportar para lá.

E então, bate o medo de estar com inveja da vida do outro, não é mesmo? Mas não se preocupe! Na verdade, esse é apenas mais um indício de que você está precisando de um break em sua rotina.

3. Você comemora a chegada da sexta-feira como se fosse Ano Novo

Você faz uma contagem regressiva para a sexta-feira, e todos os seus colegas de trabalho sabem dos seus milhares de planos para o fim de semana.

Quando finalmente o fim do expediente chega, você sente que tudo ficará melhor e que voltou a viver de novo.

4. Apesar da sexta-feira tão aguardada, você passa o fim de semana no sofá

Você esperou a semana toda, estava super animada, mas, assim que chegou em casa, tomou um banho, ligou a TV e deitou no sofá. E lá ficou o fim de semana inteiro.

E isso porque nada do que você tinha planejado parecia assim tão interessante. Os mesmos lugares, as mesmas pessoas, a mesma comida. É preciso algo novo.

E nada melhor do que uma viagem para conhecer lugares novos, pessoas diferentes e culturas diferentes e empolgantes!

5. Você começou a se tornar uma pessoa “nublada”

Você costumava ser uma pessoa muito positiva, mas, quando chega a segunda-feira e os seus colegas retornam ao trabalho contando as histórias da viagem do fim de semana, é difícil continuar sorrindo.

Eles passaram o sábado e domingo em um lugar animado, e você ficou no sofá — apenas imaginando e planejando uma aventura.

Nem sempre conseguimos fazer uma viagem mais longa ou para um lugar mais distante com tanta frequência, mas existem diversas opções de viagens curtas por todo o país que, com certeza, trarão um fôlego novo ao seu cotidiano.

6. Volta e meia você imagina como seria largar tudo

Existem contas para pagar, e você sabe que uma promoção no trabalho pode estar bem próxima.

Contudo, você se diverte ao imaginar como seria jogar tudo para o alto e viajar. Talvez até já tenha feito planos de um período sabático, por algum lugar exótico.

Temos uma notícia para te dar: está na hora de planejar uma viagem, que você de fato possa fazer.

7. Você tenta recriar memórias de férias em casa

Uma garrafa de vinho branco, uma música suave tocando no seu notebook e um jantar com frutos do mar improvisado na sala de casa.

Você tenta recriar sensações da sua última viagem para a praia, mas não é a mesma coisa. E nunca será.

As lembranças são ótimas para recordar o que vivemos até o momento em que elas se tornam um aviso de que é preciso criar novas recordações. Se você tenta sentir de novo aquela emoção que teve nas suas últimas viagens, é hora de pegar a estrada.

8. Você está perdendo as perspectivas

Ficar preso no trânsito parece o fim do mundo. Esperar o dia inteiro por um e-mail é um pesadelo sem fim.

Descobrir quem vai ganhar a final do programa de culinária na TV, ou quem vai morrer no próximo episódio da série épica, parece ser mais importante que tudo.

Se você experimentou recentemente alguma dessas sensações, talvez seja a hora de uma boa dose de viagem.

9. Você não consegue se concentrar no presente

Uma das maiores armadilhas que todos estão sujeitos a cair é simplesmente empurrar o dia a dia com a barriga, em vez de viver de fato.

Com isso, é muito normal você se pegar preocupada com o futuro — apreensiva com o dinheiro que precisa juntar e a casa própria que ainda não tem — ou presa ao passado, remoendo algumas questões que já não têm mais retorno.

É hora de separar um tempo para aproveitar o presente. É hora de fazer uma viagem.

10. Você terminou de ler este post

E ele mexeu com você. Talvez esteja mesmo na hora de fazer uma viagem.

Sabemos que deve estar pensando, após a leitura deste post: “Sim, eu quero viajar!”. Então, para te ajudar e facilitar sua próxima viagem, separamos para você 5 passeios incríveis para fazer em Búzios! Boa leitura!