Região dos Lagos: conheça um pouco mais sobre as praias

Os preparativos para o seu casamento já vão começar e você está pensando em realizar a cerimônia bem pertinho da praia? Está pesquisando diversos locais onde possa fazer uma festa dos sonhos e uma pequena viagem logo após?

Já é hora de considerar a Região dos Lagos. Com belezas naturais incríveis e toda a infraestrutura necessária para que tudo corra com conforto, beleza e tranquilidade, ela pode ser o lugar ideal para você!

Pensando nisso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre esse pedaço de paraíso localizado no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma região linda para fazer casamentos intimistas e passar uma lua de mel perfeita. Continue a leitura e conheça a incrível Região dos Lagos!

Região dos Lagos

Esse é o local preferido dos cariocas e de muitos turistas de todas as partes do mundo. Trata-se de um destino de fácil acesso e que cabe no bolso dos viajantes. Quem o conhece, não se encanta facilmente por outros lugares, devido à beleza inacreditável de suas praias e paisagens.

Localizada ao norte da capital carioca, a Região dos Lagos é formada por 9 municípios e forma um importante polo turístico do estado do Rio de Janeiro. As principais praias dessa área estão localizadas em Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio. Ficou curioso para conhecê-las? Vamos lá!

Praias de Arraial do Cabo

O destino

Arraial do Cabo é considerado um pedaço do Caribe no Rio de Janeiro: as águas multicoloridas de suas praias são cristalinas e bem calmas. A cidade é pequena, mas cheia de turistas ansiosos para conhecer o mar “caribenho” em terras brasileiras.

O que fazer

Quando você escuta a palavra “exclusiva”, seu cérebro automaticamente pensa em algo diferenciado, que será uma experiência privilegiada, não é mesmo? Pois então, em Arraial do Cabo há uma praia exclusiva, que apenas algumas pessoas conseguem conhecer: a Praia do Farol, que é uma das mais bonitas do Brasil.

Para visitar esse paraíso, o único acesso possível é por meio de barcos. Os passeios devem ser autorizados — não é permitido fazer trilhas até os faróis sem o consentimento e o acompanhamento da Marinha. O tempo máximo para permanecer nessas belezas naturais é 45 minutos.

Aproveite o passeio de barco para conhecer outros pontos turísticos, como a Gruta Azul. Durante o percurso, além de visitar ótimas praias, você poderá se encantar com os infinitos tons de verde e azul do mar e com a possibilidade de avistar golfinhos ou outros animais marinhos.

Também é possível optar por passeios com atividades de snorkeling, stand up paddle e outras atrações bem divertidas. Tudo isso com uma vista de tirar o fôlego!

Ainda em Arraial do Cabo, não deixe de fora do seu roteiro a Praia do Forno, cujos diferentes tons da água deixam qualquer um sem palavras. Também visite as Prainhas do Pontal do Atalaia, que têm uma areia bem branquinha, um mar cristalino e uma vista para a Praia do Farol.

Como chegar

Para quem quer conhecer a cidade, um dos melhores caminhos é saindo da capital carioca, a uma distância de 165 km. De carro, o tempo de viagem estimado é de 2 horas e 40 minutos, passando pela BR 101 e pela Via Lagos. Para os turistas de outras partes do país, é possível alugar um carro no município do Rio de Janeiro e seguir viagem sem preocupações.

Praias de Búzios

O destino

As belezas de Búzios são as mais populares da Região dos Lagos. A cidade ficou mundialmente conhecida por conta de uma admiradora ilustre — a atriz e ativista Brigitte Bardot. A musa era visitante assídua de Búzios e, por isso mesmo, possui uma estátua em sua homenagem nos arredores do porto da cidade.

O que fazer

São mais de 20 opções de praias capazes de agradar a todos os gostos. Em sua passagem pela cidade, não deixe de visitar a Praia de Geribá. Com uma extensa faixa de areia e águas claras, o local é bastante badalado e frequentado por um público mais jovem.

Outra excelente opção é a Praia de João Fernandes, a queridinha dos turistas argentinos. Aproveite as águas cristalinas e os ótimos restaurantes do lugar. Mas, se você está à procura de águas calmas e claras, seu destino é a Praia Azeda e Azedinha, eleita uma das mais bonitas do Brasil.

As praias de Búzios, além de belas, são de fácil acesso. Não há a necessidade de fazer demoradas trilhas ou embarcar e gastar com barcos: você pode chegar até elas caminhando e sem perder muito tempo.

Além de tudo isso, a cidade também oferece uma ótima gastronomia, vida noturna agitada e uma excelente opção para fazer compras — a famosa Rua das Pedras.

Como chegar

Búzios esta localizada a apenas 170 km do Rio de Janeiro. Por isso, o trajeto mais comum para chegar até lá é a partir da capital carioca, aonde muitos turistas de outras partes do país chegam de avião ou ônibus.

Como a distância é bem curta, uma das melhores opções de viagem é com um veículo alugado, que pode ser contratado no próprio aeroporto. De carro, o tempo médio do trajeto é de, aproximadamente, 2 horas. Quem optar por esse meio de transporte pode acessar a BR 101, a RJ 124 (a Via Lagos) e, depois, a RJ 106.

Praias de Cabo Frio

O destino

O maior município da Região dos Lagos não poderia ficar de fora de nossa lista. Agitada e popular, a cidade conta também com belas praias, que atraem visitantes de todo o mundo. Com uma excelente infraestrutura turística, Cabo Frio é o destino ideal para quem viaja com crianças.

O que fazer

A Praia do Forte é a principal e mais procurada da cidade, pois tem uma bonita orla e excelente estrutura, com muitos quiosques. Além dela, uma ótima pedida é a Praia das Conchas, onde você encontrará águas cristalinas, muita tranquilidade, areia branquinha e uma vista fantástica.

Já as praias do Foguete e das Dunas são boas opções para os fãs de surfe, já que possuem ondas que atingem picos de até 30 metros. Outra atração imperdível é o mergulho marítimo, nas ilhas Comprida e do Papagaio. Com certeza, será um passeio bem romântico e inesquecível.

A vida noturna de Cabo Frio também é bastante agitada, com opções de lazer para turistas de diversos perfis e faixas etárias. Durante a alta temporada, a cidade recebe muitos shows e outras atrações gratuitas.

Nos meses de menor procura turística, a orla da Praia do Forte também não deixa a desejar. Lá, os visitantes podem se divertir com a farta diversidade de bares e restaurantes, além da tradicional feira de artesanato da cidade.

Como chegar

Assim como vimos nos outros municípios da Região dos Lagos, a forma mais usual de chegar a Cabo Frio é de carro, saindo do Rio de Janeiro. A cidade está a 150 km da capital carioca. Após seguir pelas vias BR 101 e RJ 124, o motorista deve acessar a estrada RJ 140, na altura do município de São Pedro D’Aldeia.

Também é possível chegar até Cabo Frio de ônibus ou avião. No entanto, como o município é grande e alguns pontos turísticos são bem distantes entre si, ter um carro à disposição pode garantir uma viagem mais segura e tranquila.

Bônus: por que conhecer a Região dos Lagos?

Belezas naturais

A Região dos Lagos é um dos lugares mais lindos de todo o Brasil. As areias brancas, as águas cristalinas e as paisagens paradisíacas compõem um cenário bastante romântico, com vistas encantadoras. Já pensou em como seria incrível uma cerimônia de casamento com todo esse contexto incrível como plano de fundo?

Fácil acesso

Todas as cidades da Região dos Lagos estão a menos de 200 km do Rio de Janeiro, o que faz com que o acesso seja muito rápido e tranquilo. Para melhorar ainda mais, as estradas estão muito bem conservadas, o que garante uma viagem segura.

Independentemente de qual seja a sua cidade de escolha — Búzios, Cabo Frio ou Arraial do Cabo —, uma dica imperdível é aproveitar dessa facilidade de deslocamento para conhecer toda a área e curtir tudo o que há de melhor na Região dos Lagos.

Caso você eleja algum desses locais como o palco do seu grande dia, outra grande vantagem é que será muito fácil voltar até lá para comemorar as ocasiões especiais.

Boa infraestrutura

Na hora de escolher o local do casamento, além de se deixar levar pelas belas paisagens, é importante pesquisar a infraestrutura do local. Isso, com certeza, é mais um ponto bem positivo da Região dos Lagos.

Com pousadas, bares e restaurantes bem estruturados, as cidades oferecem tudo o que é preciso para realizar uma cerimônia inesquecível, com muito conforto para todos os envolvidos nesse dia tão especial.

A melhor época para visitar

Como acontece em todos os destinos praianos, à primeira vista, os dias de sol são os mais recomendados para conhecer a Região dos Lagos. No entanto, alguns quesitos importantes podem te ajudar a escolher a melhor época para visitar a região.

O seu objetivo é realizar ali a cerimônia do casamento ou só a lua de mel? Você gostaria de ter boas opções de divertimento ou prefere passeios mais intimistas? Essas são apenas algumas das questões que devem ser respondidas antes que você escolha a data de sua viagem.

Se você está pensando em uma viagem bem badalada, por exemplo, opte pela alta temporada — entre o Natal e a Semana Santa —, quando turistas de todo o mundo visitam a região. Mas, se a sua preferência é por programas mais reservados, talvez seja melhor marcar a data para um período mais calmo — como entre maio e junho.

Não importa qual seja o dia escolhido: com certeza, o clima da Região dos Lagos vai te agradar. Isso porque lá faz sol o ano inteiro! Mesmo nos períodos de inverno, as temperaturas não são muito baixas e, na época chuvosa, as precipitações são leves e rápidas.

E então? Pronto para conhecer a belíssima Região dos Lagos? Quer receber dicas para ter um casamento e uma lua de mel incríveis? Entre em contato conosco e comece agora mesmo a planejar os melhores momentos de sua vida!