Roteiro para Búzios: o que fazer em um final de semana na cidade?

Está planejando passar um final de semana em Búzios, mas está em dúvida do que fazer? Cheia de estilo, a cidade peninsular oferece praias de águas cristalinas, agito noturno e infraestrutura voltada para o turismo.

Mas são tantas opções de divertimento que fica difícil escolher e saber como aproveitar ao máximo em pouco tempo. Para ajudar você com essa tarefa, pensamos em um roteiro para Búzios de três dias com atrações imperdíveis. Confira!

Sexta-feira

Rua das Pedras

Nada melhor do que chegar em uma cidade e sair para andar a pé, desbravando esse novo local. Um passeio muito gostoso é começar na Rua das Pedras, no Centro de Armação, onde há uma oferta incrível de restaurantes para todos os gostos e lojinhas de souvenirs, itens de praia e algumas lojas de móveis bem diferentes.

A região da Rua das Pedras é ponto do agito culinário de Búzios. Se estiver a fim de comida italiana tradicional, siga para o Parvati; se a vontade for mais de um grelhado argentino acompanhado de tango, a opção é a Estância Don Juan. Para quem prefere comida francesa, Cigalon vai dar conta do recado, e o Pátio Havana vai para quem deseja uma noite de salsa com vista para o mar.

Orla Bardot

Búzios é conhecida como a Saint-Tropez brasileira, e não é à toa. A cidade ficou famosa depois da visita de Brigitte Bardot nos anos 1960, a musa do cinema europeu que popularizou justamente a comuna francesa de Saint-Tropez. A orla com nome dedicado à atriz começa na Praia da Armação, pertinho da Rua das Pedras, e se estende até a Praia do Canto.

Durante o dia, o passeio é perfeito para tomar um sorvete e fazer uma caminhada para conhecer algumas esculturas mundialmente famosas: a de Brigitte Bardot, jovem e glamourosa, apreciando a vista, e também os Três Pescadores, obra de Christina Motta, que ficou em primeiro lugar na lista do site ArtsInterface.org como a mais bela e original estátua do mundo. À tardezinha, não perca o pôr do sol maravilhoso que se reflete no mar e o ventinho refrescante.

Se você quer conhecer um dos restaurantes mais bem recomendados da cidade, vá direto ao Bar do Zé. Os pratos com frutos do mar e aves são o que mais chamam atenção em um cardápio bem sofisticado. Se está com desejo de pizza, tente a Capricciosa, ou se preferir aquele clima mais praiano, de barzinhos com música boa, procure pelo Anexo Bar Búzios, ou então o Buda Beach.

Praias

Seguindo a orla até o fim, temos algumas das melhores praias da cidade. A Praia dos Ossos foi nomeada assim porque, no Brasil colonial, Búzios era um ponto importante para a pesca de baleias e, nessa praia, os marinheiros faziam a separação da carne e dos ossos dos animais.

Da Praia dos Ossos, você pode tomar um taxi boat para a Praia da Azeda e Azedinha, ou então seguir pela trilha charmosa que conecta as duas. É um mar calmo e transparente, boa pedida para a criançada ou para um banho de mar mais romântico. Não deixe de registrar a vista de cima da escadaria que dá acesso à Azeda, é uma bela paisagem!

A menos de 15 minutos de Azeda está a Praia João Fernandes, uma das mais movimentadas da cidade. João Fernandes é reduto dos argentinos e, portanto, é um ótimo ponto para treinar o espanhol. É muito gostosa para tomar uma cerveja olhando para o mar.

Se estiver em busca de badalação e um lugar para dançar, termine a noite na Privilège, uma casa noturna onde rola DJ’s, bandas e muita música boa.

Sábado

Praias

Inclua as praias mais afastadas no seu roteiro para Búzios: vai valer a pena. Acorde cedinho para pegar o sol da manhã na Praia de Geribá, uma das mais famosas da região. Mas vá preparado: o mar é agitado e a areia fica cheia de jovens jogando vôlei de praia.

Se você quer águas mais calmas, o canto esquerdo de Geribá é mais tranquilo e dá para praticar mergulho, fazer stand-up paddle ou andar de canoa. Se preferir ainda mais calmaria, siga para as praias da Ferradura ou Ferradurinha. Vale a pena ainda conhecer a Praia Brava, que abriga um mirante com uma vista majestosa em um dos picos mais altos da península.

Passeio de Trolley

Uma opção para conhecer as praias mais interessantes de Búzios é fazer um passeio de Trolley. O trajeto começa na Orla Bardot, e durante quase três horas levarão você para explorar a Praia do Canto, Praia da Armação, Praia dos Ossos, Praia de João Fernandes, Praia de João Fernandinho, Ponta do Criminoso, Praia Brava, Praia do Forno, Praia da Foca, Ponta da Lagoinha e Praia da Ferradura, além dos mirantes de João Fernandes e Brava. O tour tem um guia que vai contando a história e as curiosidades de Búzios.

Domingo

Passeio de buggy

A jornada pelas praias mais legais continua no último dia, sendo que uma volta de buggy pode ser uma ótima possibilidade para quem curte um passeio mais aventuroso. O carrinho sai de João Fernandes e, tradicionalmente, cobre seis praias, mas você pode facilmente negociar com o motorista as praias que quer visitar e o tempo que quer ficar. Aproveite a carona para as praias que você mais gostou de conhecer nos dias anteriores e repita a dose.

Passeio de escuna

Se você prefere aproveitar um pouco mais do mar do que a terra firme com o buggy, escolha fazer o famoso passeio de escuna. A escuna é um barco bem grande, com capacidade para até 140 pessoas, e a excursão inclui todo o serviço de bordo do barco, além de bebidas à vontade e os equipamentos de segurança. As paradas são em João Fernandes, em Ilha Feia e na Praia da Tartaruguinha.

No último dia, não deixe de voltar na Rua das Pedras para se despedir da cidade e ainda experimentar mais uma das comidinhas gostosas da região. Não deixe de assistir a um último pôr do sol por ali.

E aí, curtiu saber desse roteiro para Búzios? Então, aproveite também para baixar nosso e-book com dicas de atividades para fazer na cidade. Búzios é um lugar muito acolhedor, e você vai querer voltar sempre!