Saiba mais sobre a história da cidade de Búzios

É fato que as praias e ruas maravilhosas de Búzios encantam turistas do mundo todo e que suas paisagens refletem o que há de mais charmoso no Brasil: o calor tropical, as areias brancas da praia, o mar multicolorido e a alegria de viver. Mas o que você sabe sobre a história de Búzios?

Entenda agora como essa pequena aldeia de pescadores do litoral virou a “Saint Tropez brasileira”, sendo um dos destinos favoritos de viajantes em busca de romantismo, inspiração, sossego e bem estar.

Uma aldeia com as raízes do Brasil

A história de Búzios é tão antiga quanto o próprio Brasil. Antes da chegada dos colonizadores portugueses, a região era habitada pelos índios tupinambás — também chamados pelos europeus de tamoios —, que faziam dela seu lar e viviam em harmonia com a natureza.

Até o século XVI, os índios, primeiros habitantes, viviam da pesca, da caça e do cultivo da mandioca, base da alimentação nativa. Com a colonização europeia, a região começou a ser visitada por navegantes portugueses e franceses, que comercializavam com os índios as riquezas naturais extraídas da mata, especialmente o pau-brasil.

História de Búzios, a vila de pescadores

A colonização ampliou a presença europeia na região e o que antes era uma aldeia indígena tornou-se uma vila de pescadores a partir do século XVII. Essa imagem é preservada até hoje e pode ser vista na arquitetura das casas e nos sorrisos hospitaleiros da boa gente que habita a cidade.

O crescimento desenfreado do Rio de Janeiro, então capital brasileira, demandou no século XIX uma expansão da pesca baleeira, com a finalidade de extrair o óleo que era usado para iluminar as ruas da cidade, fabricar argamassa para a construção civil, entre outros fins. Por isso, a pequena península foi chamada de Armação dos Búzios, nome oficial da cidade, que faz referência à estrutura de madeira usada na pesca de baleias.

O paraíso escondido

Quando a atividade econômica baleeira cessou, o vilarejo voltou a viver dos peixes e da terra, com simplicidade. Em contraste com a capital em expansão, Búzios se transformou em um paraíso escondido, repleto de riquezas naturais e praias encantadoras.

Não demorou para que esse charme fosse notado. A partir da primeira metade do século XX, as elites cariocas e paulistas encontraram em Búzios o refúgio perfeito para fugir da correria da cidade grande; ver belezas, experimentar delícias e, o mais importante, reencontrar a paz.

Assim começou a transformação de Búzios em uma atração turística. Conta-se que antes dos anos 1950, turistas alugavam as casas dos pescadores para passar as férias. Os visitantes recebiam a companhia de pessoas ilustres da alta sociedade, incluindo políticos e artistas, brasileiros e estrangeiros.

O que é curioso notar, no entanto, é que a vila preservou intacta sua identidade essencial de vila rústica de pescadores; tanto no que se refere ao modo de vida dos habitantes quanto na infraestrutura física — as ruas, a construção das casas. Essa imagem de um lugar atemporal é um componente valioso, mantido até hoje com cuidado e carinho pelos buzianos.

Búzios revelada para o mundo

Em plena era de ouro da cultura carioca, em que as paisagens maravilhosas do Rio de Janeiro eram levadas para todos os cantos do mundo por meio da poesia de Vinícius de Moraes e da música de Antônio Carlos Jobim, a vila de Búzios passou de um lugar de veraneio da elite carioca a um destino paradisíaco que despertou a curiosidade e o fascínio de turistas de todo o mundo.

O que fez isso acontecer? A visita da mulher mais linda do mundo, o ícone internacional de charme e romance: a atriz francesa Brigitte Bardot.

Conta-se que Brigitte passava dias românticos com o namorado marroquino-brasileiro Bob Zagury, no Rio de Janeiro, destino turístico que à época estava em altíssima popularidade. Porém, a perseguição dos repórteres a incomodou tanto que ela quis escapar da cidade para encontrar sossego, procurando um lugar com praias lindas e paz para o espírito. Foi aí que surgiu a oportunidade de conhecer a vila de Búzios.

As fotografias das férias de Brigitte Bardot colocaram Búzios no mapa turístico internacional, fazendo da antiga vila de pescadores um dos destinos favoritos do Brasil.

Búzios moderna

Hoje, a cidade de Búzios é o perfeito paraíso tropical. Quem visitá-la poderá verificar que a cidade conserva os aspectos nostálgicos e pacíficos de uma vila antiga, mas com todas as facilidades que a vida moderna proporciona.

As praias estão no topo das principais atrações que fazem de Búzios um lugar especial. Entre elas, podemos destacar Geribá, João Fernandes, Ferradura, Armação, Tartaruga, entre outras, pequeninas e muito charmosas.

Durante o dia, passeando pelo centro da cidade entre as casas baixinhas, o viajante encontrará boutiques famosas, lojas de artesanato regional e alguns dos melhores restaurantes do Brasil. Ao todo, são quase trezentos pontos gastronômicos, tanto restaurantes de chefs de cozinha renomados quanto pequenos estabelecimentos que preservam a tradição da antiga vila de pescadores.

Além dos frutos do mar, característicos da região, há também a culinária de diversos cantos do mundo, como a italiana, francesa e oriental. À noite, o ponto de encontro é a badaladíssima Rua das Pedras, onde ficam os bares e boates.

Tudo isso em meio a uma arquitetura antiga, única, repleta de história, o que faz de Búzios uma cidade de contrastes: o encontro das águas frias e quentes das praias; a vida simples e pacata com sofisticação; a cidade pequena que reúne gente do mundo todo; casas de pescadores junto a mansões e resorts de luxo.

Descubra Búzios você também

Alguém que adora viagens não pode perder um destino turístico como esse, não é verdade? Já imaginou passear pelas lindas praias que encantaram até a mulher mais atraente do mundo e também pelas ruas repletas de restaurantes agradáveis, barzinhos aconchegantes, música ao vivo, artes, artesanato e tantas outras maravilhas?

O melhor é que, ainda que seja uma cidade pacata, Búzios não é mais um destino remoto. Pelo contrário: é fácil encontrar uma boa estadia, com conforto e facilidade de acesso às principais atrações da cidade. Além do ambiente aconchegante e amigável, uma boa pousada pode dar as melhores dicas do que a cidade oferece a cada viajante. E você pode ter tudo isso na Pousada Bucaneiro!

E aí, gostou de aprender um pouco sobre a história de Búzios? Para conhecer ainda mais e receber dicas e ofertas, curta nossa página no Facebook. Esperamos por você!