Top 5 comidas de praia: o que você não pode deixar de comer

Uma viagem só está completa quando o turista também desfruta dos prazeres gastronômicos. Afinal, o sucesso do passeio está na harmonia das experiências relacionadas à hospedagem, às programações e, claro, à culinária local. 

Por isso, apresentamos algumas opções de comidas de praias que são obrigatórias. Aqui, há uma certeza: o gostinho de quero mais! Confira pratos deliciosos do litoral e certifique-se de reservar um momento para saboreá-los. 

1. Casquinha de siri

Imagine aproveitar o clima tropical, regado por um cenário deslumbrante e com o acompanhamento de um petisco irresistível. Gostou da ideia? Então, durante a sua viagem para praia, experimente a casquinha de siri, tradicional tira-gosto que encanta não só os turistas. 

O prato, como o próprio nome sugere, é composto por carne de siri limpa e desfiada, além de tempero, leite, farinha de trigo, tomate, azeite e outros. 

2. Porção de camarão

Não há como falar de comidas de praia sem citar a porção de camarão. Queridinho dos brasileiros, esse prato, sem sombras de dúvidas, é um dos mais pedidos. Ele faz tanto sucesso que existem inúmeras formas de preparo  desde frito até grelhado. 

Existe ainda a opção de apreciá-lo no espeto. Para tornar a refeição ainda mais saborosa, coloque algumas gotinhas de limão e aposte em uma bebida estupidamente gelada. Deu até água na boca, não é mesmo?

3. Pastel de bacalhau

Pastel já é bom, certo? Então, saiba que tem como ficar ainda melhor. O pastel de bacalhau, que vai muito bem com uma cervejinha, é mais um dos petiscos que merecem atenção durante a sua viagem para praia.

Até porque você não encontrará esse sabor em qualquer lugar do Brasil. Então, essa é a sua chance de comer uma iguaria típica das regiões litorâneas.

4. Isca de peixe

Nada melhor do que pedir uma isca de peixe bem crocante e sequinha, que vai aguçar o seu paladar. O prato é considerado um petisco simples e está disponível na maioria das barracas e restaurantes localizados na beira da praia. 

Mas não confunda simplicidade com falta de sabor. Pelo contrário: uma isca de peixe bem preparada proporciona uma experiência gastronômica inesquecível, com direito a temperos marcantes. 

Para acompanhar, peça o tradicional molho rosê, que é elaborado a partir de maionese e ketchup.

5. Raspadinha de frutas 

Como se pode imaginar, é preciso se refrescar também. A pedida certa é uma raspadinha de fruta, que possui gelo, água, leite condensado e uma fruta. Experimente a de morango. Você não vai se arrepender!

Seguindo essa mesma linha, tem a opção também do frozen de iogurte, que além de ser pouco calórico, ajuda a aliviar o calor. 

Ainda na questão da bebida, tomar água de coco direto da fruta é quase que sinônimo de estar na praia. Então, entre no clima e aproveite. 

Pode apostar: você vai se apaixonar por essas comidas de praia! Para não perder nenhum detalhe, tenha a mente aberta, ou melhor, o paladar e experimente novos sabores!

Gostou das dicas e quer se inteirar ainda mais sobre o assunto? Então, leia nosso post com 5 dicas de restaurantes em búzios para explorar o melhor da culinária local!