Veja 5 praias calmas para quem não gosta de mar agitado

A cidade de Armação de Búzios, mais conhecida simplesmente como Búzios, não é apenas sofisticada e badalada, mas também muito versátil. É um ótimo destino para casais que desejam fazer uma viagem romântica, grupos de amigos em busca de agito e também famílias com crianças.

Búzios possui 23 praias com estilos bastante diferentes, que atendem aos diversos anseios de seus visitantes. Com diferentes formatos, vegetação, infraestrutura e temperatura da água, as praias desse município carioca também variam muito quando o assunto é a calmaria do mar. Enquanto algumas oferecem piscinas naturais, outras têm ondas ideais para a prática de surfe.

Se o que você busca são praias calmas e de mar tranquilo, continue acompanhando este post para ver a nossa seleção das 5 melhores praias calmas em Búzios!

1. Praia da Ferradura

A Praia da Ferradura é uma das mais próximas ao centro de Búzios e também uma das mais populares, principalmente entre famílias com crianças. Com mar calmo e águas frias e rasas, é uma ótima opção para andar de caiaque e de pedalinho, que podem ser alugados no local.

Uma das praias mais extensas da cidade, ela é cercada por grandes e lindas casas e possui boa variedade de bares e quiosques, concentrados principalmente na parte esquerda da enseada. É, portanto, o lugar ideal para quem deseja passar o dia na praia, com toda a infraestrutura necessária e podendo mergulhar em um mar calmo e refrescante.

2. Praia da Ferradurinha

Apesar do nome parecido, a Ferradurinha não é tão perto da Praia da Ferradura quanto se possa pensar ― e nem muito parecida com ela. A Praia da Ferradurinha é bem menor, mas também considerada mais bonita e reservada. Seu mar é igualmente calmo e frio, porém apresenta águas mais transparentes.

Embora mais isolada e somente acessível por meio de uma caminhada de 5 minutos, partindo da Praia de Geribá, a Ferradurinha é considerada uma das praias mais belas da cidade e, sendo pequena, pode ficar bem cheia na alta temporada. Por isso, recomenda-se chegar cedo ao local. Ali, é possível alugar cadeiras e guarda-sol e ter acesso a petiscos e bebidas, fornecidos por quiosques.

As atividades de mergulho com snorkel e stand up paddle são bastante populares nessa praia, e ela também é conhecida por ser ideal para um casamento intimista.

3. Praia da Azeda e Praia da Azedinha

Essas duas vizinhas, Azeda e Azedinha, são, certamente, duas das praias mais bonitas de Búzios. A Praia da Azeda é, inclusive, considerada por muitos uma das mais lindas de todo o país. Graças à localização delas na península, as águas dessas praias não são somente calmas, mas também apresentam temperaturas bem mais elevadas do que as outras da cidade.

Além do seu visual selvagem, repleto de vegetação e rochas, e de um mar verde e cristalino, a Azeda e a Azedinha são ótimas para atividades aquáticas, sendo duas das mais indicadas para mergulho. Devido às suas águas calmas e mornas, também são ideais para famílias com crianças.

O preço a se pagar por um banho de mar nesses paraísos naturais é o acesso um pouco mais complicado do que o de outras praias de Búzios e também a necessidade de se chegar cedo ao local, pois sua faixa estreita de areia tende a ficar lotada, especialmente no verão.

O local também é uma área de proteção ambiental e, por isso, não possui bares nem restaurantes. Contudo, há algumas opções de comidas e bebidas, bem como de aluguel de cadeiras e guarda-sol, oferecidas por barcos ancorados e barracas improvisadas. Em dias em que o movimento não for muito elevado, essas praias calmas fornecem o cenário ideal para um piquenique.

Para alcançar esses privilegiados paraísos, é possível pegar um táxi barco, ou acqua-táxi, em praias vizinhas ou caminhar por uma trilha de cerca de 300 metros, partindo da Praia dos Ossos.

4. Praia da Tartaruga

Outra praia bastante indicada para o mergulho com snorkel é a Praia da Tartaruga, também popular entre os velejadores e os praticantes de kitesurf. Agraciada com um mar tranquilo e transparente, sua beleza é reforçada pela vegetação e areia dourada e pelas muitas rochas. Inclusive, a praia, de cerca de 1 km, divide-se ao meio devido a um caminho de pedras.

Como o nome indica, se você tiver sorte, poderá ver tartarugas nadando por ali! Outro atrativo famoso dessa enseada é o belo pôr do sol, conhecido por ser um dos mais bonitos da região. A infraestrutura da praia é boa, e os quiosques e restaurantes são muitos e para todos os gostos, embora a maioria tenha como foco os peixes e frutos do mar. Mesmo com toda essa estrutura, mantém-se o interessante visual rústico do local.

É possível chegar à Praia da Tartaruga por meio de escunas, que deixam os visitantes de manhã e os buscam à tarde. Outra opção é dirigir até a região e deixar o carro em um dos estacionamentos privados próximos ao local, sendo necessário caminhar mais alguns minutos até a praia. Em dias de muito movimento, chegar pelo mar pode ser o mais indicado.

5. Praia de Geribá

A mais badalada praia de Búzios é conhecida por atrair não apenas grupos de adultos em busca de diversão, música, esportes e bons restaurantes, como também surfistas atrás de algumas das melhores ondas da cidade.

Então por que incluímos Geribá nesta lista de praias calmas? Bom, acontece que essa enseada de mais de 2 km de extensão também tem um lado mais tranquilo, com mar menos agitado e menos burburinho. O canto esquerdo de Geribá oferece para famílias e crianças um espaço agradável para mergulhar e relaxar. Assim, é possível curtir essa famosa praia e sua extensa área de areia branca de forma mais tranquila.

Se você está fugindo de mar agitado, agora já tem tudo o que precisa para fazer da sua viagem para Búzios o passeio ideal. Com essas 5 praias calmas em seu roteiro, os dias de mergulho e relaxamento têm tudo para serem perfeitos.

Para se preparar ainda melhor para essa viagem, aproveite e leia nosso texto com as 8 dicas essenciais de segurança para crianças na praia!